USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHO (HQ) NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE ELETROMAGNETISMO
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45968Palavras-chave:
Eletromagnetismo. Ensino de Física. HQ.Resumo
Este trabalho é oriundo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), no polo da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Trata-se de um recurso didático que visa utilizar algumas demonstrações experimentais e um livro de História em Quadrinhos (HQ) como ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem. Os temas abordados no material são os experimentos de Oersted, de Ampère e de Faraday. A HQ foi desenvolvida especialmente com cunho educativo e com foco na história e desenvolvimento do Eletromagnetismo. O material foi planejado para aulas de Física dos Ensinos Médio (EM) e Fundamental (EF) com o intuito de ensinar a Física sob perspectiva de um ensino baseado no lúdico, para diferentes faixas etárias, atrelando a pesquisa experimental e científica à evolução nas ciências exatas e na sua divulgação. Os resultados obtidos por esta pesquisa foram embasados em três momentos, sendo o primeiro a investigação do conhecimento prévio dos alunos, o segundo realizado após a leitura da HQ com as demonstrações das experiências e o terceiro com rodas de conversa e/ou sugestões sobre seu uso. A análise da implementação deste trabalho permitiu observar que houve a compreensão de tópicos do Eletromagnetismo e que houve o desenvolvimento do senso de pesquisa nos alunos através das experiências.
Downloads
Referências
BARRETO, Pâmella Gonçalves. CASTRO, Wênio da Silva. A descoberta do eletromagnetismo: inclui experiências e jogos (com gabarito). Palmas, TO: EDUFT, 2020. (Link de acesso: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora/article/view/9226).
CASTRO, Wênio da Silva. GOMES, Érica Cupertino. TRONCÃO, Pâmella Gonçalves Barreto. Uso de História em Quadrinho (HQ) vinculada à Sequência Didática para o ensino de tópicos de Eletromagnetismo. Dissertação de mestrado. UFNT, 2022.
GONÇALVES, P. F.; FERNANDES, S, D. C. Narrativas Acerca da Prática de Ensino de Química: Um Diálogo na Formação Inicial de Professores. Química Nova na Escola, v. 32, n. 2004, p. 121–127, 2010.
HODSON, D. Experimentos na ciência e no ensino de ciências. Educational Philosophy and Theory, vol. 20, 53 - 66, 1988.
QUELLA-GUYOT, D. A História em Quadrinhos, São Paulo: Unimarco Editora, 1994.
TESTONI, L. A.; ABIB, M. L. V. S. A utilização de histórias em quadrinhos no ensino de física. IV Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).