UM MÉTODO DE ENSINAR FÍSICA UTILIZANDO AS DESCARGAS ELÉTRICAS ATMOSFÉRICAS COMO FENÔMENO CONTEXTUALIZADOR
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45998Palavras-chave:
Descargas Elétricas. Culturas Indígenas. Experimento de Van de Graaff. Eletrostática. Ensino Investigativo.Resumo
Este trabalho consiste na apresentação e análise de uma Sequência Didática, tanto no modelo de ensino presencial quanto remoto, utilizando uma Sequência de Ensino Investigativo, explorando as interações discursivas e a prática experimental, em um período de dez aulas de 50 minutos, com o objetivo de ensinar Eletrostática correlacionando o Experimento de Van de Graaff com as Descargas Elétricas Atmosféricas.
Downloads
Referências
CARVALHO, A. M. P.; OLIVEIRA, C. M. A.; SCARPA, D. L.; SASSERON, L. H.; SEDANO, L.; SILVA, M. B.; CAPECCHI, M. C. V. M.; ABIB, M. L. V. S.; BRICCIA, V. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo. Cengage Learning. 2013.
CARVALHO, A. M. P. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. RBPEC 18(3), p. 765–794. Dez. 2018.
NETO C. B. T. Luiz, Os interesses e posturas de jovens alunos frente as ciências: Resultados do Projetos ROSE aplicado no Brasil, 2008. 172f. Tese de Doutorado – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, São Paulo.
SALES, J. P A.; ARAÚJO, L. C.; ROCHA, A. S.; GOMES, E. C.; LOBO, M. P. Experimentação como processo de ensino e aprendizagem de Física Óptica. Revista Desafios, v. 6, n 3, 2019.
SOLINO, A. P.; SASSERON L. H. Investigando a Significação de Problemas em Sequências de Ensino Investigativo. Investigação em Ensino de Ciências. v. 23, n. 2, p. 104, 2018.DOI:10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p104.
SOUZA M. L. Mayara; SOUZA S. S. Paulo; RAMOS G. Maurivan, O interesse dos alunos em aprender ciências e matemática na escola, 2016. 7f. Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas, Santa Maria, Brasil, vol. 3, n. Ed. Especial, 2016.
TAHA, M.S. et al. Experimentação como ferramenta pedagógica para o ensino de ciências. Experiências em ensino de ciências, v.11, no. 1 2016. Disponível em:<http://if.ufmt.br/eenci/artigos/artigo_id305/v11 n1_a2016.pdf>. Acesso em: 10/09/2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).