UM MÉTODO DE ENSINAR FÍSICA UTILIZANDO AS DESCARGAS ELÉTRICAS ATMOSFÉRICAS COMO FENÔMENO CONTEXTUALIZADOR

Autores

  • José Ricardo de Sousa Filho Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Centro de Ensino Médio Dona Filomena Moreira de Paula
  • Érica Cupertino Gomes Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)
  • Pâmella Gonçalves Barreto Troncão Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45998

Palavras-chave:

Descargas Elétricas. Culturas Indígenas. Experimento de Van de Graaff. Eletrostática. Ensino Investigativo.

Resumo

Este trabalho consiste na apresentação e análise de uma Sequência Didática, tanto no modelo de ensino presencial quanto remoto, utilizando uma Sequência de Ensino Investigativo, explorando as interações discursivas e a prática experimental, em um período de dez aulas de 50 minutos, com o objetivo de ensinar Eletrostática correlacionando o Experimento de Van de Graaff com as Descargas Elétricas Atmosféricas.

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Referências

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

DE SOUSA FILHO, José Ricardo; CUPERTINO GOMES, Érica; BARRETO TRONCÃO, Pâmella Gonçalves. UM MÉTODO DE ENSINAR FÍSICA UTILIZANDO AS DESCARGAS ELÉTRICAS ATMOSFÉRICAS COMO FENÔMENO CONTEXTUALIZADOR. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 380–385, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45998. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45998. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022