UM MÉTODO DE ENSINAR FÍSICA UTILIZANDO AS DESCARGAS ELÉTRICAS ATMOSFÉRICAS COMO FENÔMENO CONTEXTUALIZADOR

Autores

  • José Ricardo de Sousa Filho Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Centro de Ensino Médio Dona Filomena Moreira de Paula
  • Érica Cupertino Gomes Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)
  • Pâmella Gonçalves Barreto Troncão Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45998

Palavras-chave:

Descargas Elétricas. Culturas Indígenas. Experimento de Van de Graaff. Eletrostática. Ensino Investigativo.

Resumo

Este trabalho consiste na apresentação e análise de uma Sequência Didática, tanto no modelo de ensino presencial quanto remoto, utilizando uma Sequência de Ensino Investigativo, explorando as interações discursivas e a prática experimental, em um período de dez aulas de 50 minutos, com o objetivo de ensinar Eletrostática correlacionando o Experimento de Van de Graaff com as Descargas Elétricas Atmosféricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARVALHO, A. M. P.; OLIVEIRA, C. M. A.; SCARPA, D. L.; SASSERON, L. H.; SEDANO, L.; SILVA, M. B.; CAPECCHI, M. C. V. M.; ABIB, M. L. V. S.; BRICCIA, V. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo. Cengage Learning. 2013.

CARVALHO, A. M. P. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. RBPEC 18(3), p. 765–794. Dez. 2018.

NETO C. B. T. Luiz, Os interesses e posturas de jovens alunos frente as ciências: Resultados do Projetos ROSE aplicado no Brasil, 2008. 172f. Tese de Doutorado – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, São Paulo.

SALES, J. P A.; ARAÚJO, L. C.; ROCHA, A. S.; GOMES, E. C.; LOBO, M. P. Experimentação como processo de ensino e aprendizagem de Física Óptica. Revista Desafios, v. 6, n 3, 2019.

SOLINO, A. P.; SASSERON L. H. Investigando a Significação de Problemas em Sequências de Ensino Investigativo. Investigação em Ensino de Ciências. v. 23, n. 2, p. 104, 2018.DOI:10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p104.

SOUZA M. L. Mayara; SOUZA S. S. Paulo; RAMOS G. Maurivan, O interesse dos alunos em aprender ciências e matemática na escola, 2016. 7f. Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas, Santa Maria, Brasil, vol. 3, n. Ed. Especial, 2016.

TAHA, M.S. et al. Experimentação como ferramenta pedagógica para o ensino de ciências. Experiências em ensino de ciências, v.11, no. 1 2016. Disponível em:<http://if.ufmt.br/eenci/artigos/artigo_id305/v11 n1_a2016.pdf>. Acesso em: 10/09/2018.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

DE SOUSA FILHO, José Ricardo; CUPERTINO GOMES, Érica; BARRETO TRONCÃO, Pâmella Gonçalves. UM MÉTODO DE ENSINAR FÍSICA UTILIZANDO AS DESCARGAS ELÉTRICAS ATMOSFÉRICAS COMO FENÔMENO CONTEXTUALIZADOR. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 380–385, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45998. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45998. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022