RADIAÇÕES IONIZANTES E SUAS APLICAÇÕES NO CONTEXTO DO ENSINO DE ONDAS COM UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR E INTEGRADA A CAMPANHA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA: OUTUBRO ROSA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45932Palavras-chave:
ensino de Física. radiações ionizantes e suas aplicações na Medicina. raios X e mamografia. interdisciplinaridade em ciências da natureza.Resumo
Este trabalho trata da aplicação de um produto educacional de 5 encontros realizados durante 8 horas/aula que contextualizou parte do assunto de ondas com exames de raios X (ondas eletromagnéticas). Iniciou com uma breve discussão sobre exames de raio X, para que os alunos percebessem a realidade de rotinas de exames para diagnóstico médico no seu cotidiano, com a aplicação de um questionário para avaliação de conhecimentos e associações prévias dos conteúdos sobre ondas e radiações ionizantes. Uma das metas do produto envolveu a conscientização quanto a exames preventivos, como no caso do câncer de mama e com isso, parte do trabalho envolveu a comunidade escolar com a campanha nacional de prevenção ao câncer de mama chamada de “Outubro Rosa”. Este produto educacional foi trabalhado com os alunos o engajamento da comunidade escolar em atividades benéficas e relacionadas ao cotidiano e interdisciplinaridade num projeto conjunto com conhecimentos de biologia e química. A avaliação do produto educacional foi feita através da reaplicação do questionário aplicado para verificar a compreensão e importância dos conhecimentos sobre o assunto.
Downloads
Referências
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018.
DYTZ, A. G. Outubro Rosa: live YouTube, Física on-line, 27 de jul. 2021. Disponível em: https://youtu.be/4khih587vI8. Acesso em 14 out. 2022.
FERREIRA, L. H. L. Ensino de Física: radiações ionizantes e suas aplicações no contexto do ensino de ondas. 2021. 76f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande. https://argo.furg.br/?BDTD13075
KELLY, G. A. Theory of personality: the psyschology of personal constructs. New York: Norton, 1963.
MOREIRA, M. OSTERMANN, F. Teorias Construtivistas, Porto Alegre: Instituto de Física - UFRGS, 1999, p. 56 il. (Textos de apoio ao professor de Física; n. 10)
OKUNO E., YOSHIMURA E., Física das Radiações, São Paulo: Edusp, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).