CONSTRUÇÃO DE UM KIT METEOROLÓGICO COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO COMO PROPOSTA PARA O ESTUDO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46002Palavras-chave:
ensino de física. construção. miniestação meteorológica. aprendizagem significativa. grupos de trabalho. laboratório.Resumo
Este trabalho propõe a construção de miniestação meteorológica para associação teórico prática do ensino de física, tendo sido um produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. O produto foi aplicado de forma remota para alunos do 1º ano do ensino médio devido a situação de pandemia que vivemos em 2020. Foram elaboradas videoaulas com enfoque em questões inerentes a análise meteorológica, voltadas para o ensino médio; de forma a auxiliar em uma melhor compreensão e aprendizagem significativa. Utilizou-se a elaboração e construção de equipamentos básicos de baixo custo, para a observação qualitativa de alguns fenômenos meteorológicos, de forma que os alunos pudessem realizar suas montagens utilizando materiais recicláveis e em suas residências. A construção foi feita em grupos de trabalho remoto, de forma que os alunos pudessem interagir e discutir as montagens. A avaliação foi feita através de questionário com questões sobre o conteúdo desenvolvido ao longo das aulas; aplicado antes e depois do produto ser executado.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília. MEC/SEMTEC, 2000.
CHIQUITO, A. J.; DA SILVA, R.; VIEIRA, K. B. Uma Mini-Estação Metereológica. A Física na Escola, v. 6, n. 2, p. 21, 2005.
CONTIN, R. C., BARROS, M. P., GUARREZI, S. T. Uma pesquisa sobre o uso de uma estação meteorológica no ensino de física a fim de observar seus efeitos enquanto unidade de ensino potencialmente significativa. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, v. 13, n. 1, p. 119-141, 2020.
DE OLIVEIRA, M. J. Termodinâmica, 2a. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2012.
GOMES, L. C.; BELLINI, L. M. Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 2, p. 2301, 2009. https://doi.org/10.1590/S1806-11172009000200002.
INSTRUMENTOS METEOROLÓGICOS NO ENSINO DE FÍSICA. YouTube, 10 jan. 2021. Disponível em <https://www.youtube.com/channel/UCd4y5EJW2t9HV6GX2wHoTRg/> Acesso em 15 out. 2022.
MENDES, M. C. Construção de um kit meteorológico com materiais de baixo custo como proposta para o ensino de Física. 2021a, 87f. Produto educacional (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade do Rio Grande, FURG, Rio Grande.
MENDES, M. C. Construção de um kit meteorológico com materiais de baixo custo como proposta para o estudo de Física no Ensino Médio. 2021b. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade do Rio Grande, FURG, Rio Grande.
PEREIRA, M. V.; MOREIRA, M. C. A. Atividades prático-experimentais no ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 1, p. 265-277, 2017. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p265.
SEARS, F. W.; SALINGER, G. L. Termodinâmica, Teoria Cinética e Termodinâmica Estatística. 3ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Dois, 1979.
VIANELLO, R. L., ALVES, A. R. Meteorologia Básica e Aplicações. 2ª ED. Viçosa: Editora UFV, 2012.
VIDAL, R. S. M. F. Ensino de termodinâmica através da construção de instrumentos de medição de variáveis meteorológicas e da confecção de mini estação meteorológica portátil com Arduino. 2018. 90f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Natal.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
ZANATTA, I. F. S.; DOMINGOS, T. A.; GARCIA, V. P.; DE JESUS, L. G. Climatologia. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A., 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).