CONSTRUÇÃO DE UM KIT METEOROLÓGICO COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO COMO PROPOSTA PARA O ESTUDO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Marco César de Oliveira Mendes Mestrado Profissional em Ensino de Física - Polo 21(MNPEF – Polo 21), Colégio Estadual Cassiano do Nascimento
  • Aline Guerra Dytz Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF), Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Everaldo Arashiro Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF), Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46002

Palavras-chave:

ensino de física. construção. miniestação meteorológica. aprendizagem significativa. grupos de trabalho. laboratório.

Resumo

Este trabalho propõe a construção de miniestação meteorológica para associação teórico prática do ensino de física, tendo sido um produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. O produto foi aplicado de forma remota para alunos do 1º ano do ensino médio devido a situação de pandemia que vivemos em 2020. Foram elaboradas videoaulas com enfoque em questões inerentes a análise meteorológica, voltadas para o ensino médio; de forma a auxiliar em uma melhor compreensão e aprendizagem significativa. Utilizou-se a elaboração e construção de equipamentos básicos de baixo custo, para a observação qualitativa de alguns fenômenos meteorológicos, de forma que os alunos pudessem realizar suas montagens utilizando materiais recicláveis e em suas residências. A construção foi feita em grupos de trabalho remoto, de forma que os alunos pudessem interagir e discutir as montagens. A avaliação foi feita através de questionário com questões sobre o conteúdo desenvolvido ao longo das aulas; aplicado antes e depois do produto ser executado.

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

DE OLIVEIRA MENDES, Marco César; GUERRA DYTZ, Aline; ARASHIRO, Everaldo. CONSTRUÇÃO DE UM KIT METEOROLÓGICO COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO COMO PROPOSTA PARA O ESTUDO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 409–418, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.46002. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46002. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022