Um Aplicativo Android como Recurso Didático para Ensino e Aprendizagem de Ondas Eletromagnéticas

Autores

  • Francisco das Chagas Soares SEDUC MA
  • Marcos Antônio Tavares Lira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará IFPA
  • Moisés José dos Santos Freitas Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí UFPI
  • Marcos Antônio Alves de Sousa Lima Instituto Tecnológico de Aeronáutica ITA

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v6i3.38002

Palavras-chave:

Ondas Eletromagnéticas. Ensino de Física. Tecnologias Educacionais.

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis com o sistema operacional Android. Essa pesquisa partiu da seguinte questão: quais as contribuições do uso do aplicativo Android para a melhoria do ensino e do aprendizado dos conteúdos relacionados ao eletromagnetismo? A pesquisa foi fundamentada na teoria de Lev Vygotsky, em especial a mediação. Para o desenvolvimento do aplicativo, foi utilizado o programa Android Studio, que atualmente é a plataforma oficial do Google para esse fim. O publico alvo da pesquisa foram alunos da terceira série do ensino médio regular, no ano de 2018. Como resultados, obteve-se uma evolução do estado inicial dos alunos para o estado após os alunos conhecerem o aplicativo, sendo que na primeira turma onde a pesquisa foi realizada, a média dos grupos que responderam às listas de exercícios passou de 7,33 para 9,56, já a segunda turma, a média de acertos passou de 5,56 para 7,11 e na terceira turma, a média de acertos passou de 5,25 para 8,75, mostrando que em todas as turmas houve uma melhoria no entendimento dos conceitos apresentados no produto educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALECRIM, E. Inforwester. Inforwester, 2008. Disponível em: <https://www.infowester.com/bluetooth.php>. Acesso em: 21 abr. 2018.

ALMEIDA, M. J. P. M. D. Ensino de Física: para repensar algumas concepções. Cad. Cat. Ens. Fís., Florianópolis, v. 9, p. 20-26, abr. 1992. ISSN 1.

AMERICAN Cancer Society. American Cancer Society, 2018. Disponível em: <https://www.cancer.org/cancer/cancer-causes/radiation-exposure/cellular-phones.html>. Acesso em: 12 nov. 2018.

BESSA, V. D. H. Teorias da Aprendizagem. Curitiba: IESDE, Brasil S.A, 2008. 57-63 p. Disponível em: <http://files.psicologandoja.webnode.com.br/200000064-e4114e50b2/teorias_da_aprendizagem_online.pdf>. Acesso em: 10 maio 2017.

CORRÊA, U. et al. Redes Locais Sem Fio: Conceito e Aplicações, Florianópolis. Disponível em:

GUIMARÃES, O.; PIQUEIRA, J. R.; CARRON, W. Física Ensino Médio. 1. ed. São Paulo: Ática, v. 3, 2013.

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física. 10. ed. Rio de Janeiro, LTC, v. 4, 2016.

LEITE, D. D. O.; PRADO, R. J. Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, Cuiabá, jun. 2012. ISSN 2.

LIMA, A.; BAKKER, J. Espectroscopia no infravermelho próximo para a monitorização da perfusão tecidual. Revista brasileira de Terapia Intensiva, v. 23, n. 3, p. 341-351, jul. 2011.

LIU, W. T. H. Aplicações de Sensoriamento Remoto. 2. ed. Campo Grande: Uniderp, 2006.

LOUREIRO, A. A. F. et al. Redes de Sensores Sem Fio. XXI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, 2003.

MARTINS, R. D. A. A Descoberta dos Raios X: O Primeiro Comunicado de Röntgen. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 20, p. 373-391, dez. 1998.

MOTA, C. P. et al. Estudo da emissão de raios infravermelho próximo em processos de soldagem a arco. Soldagem & inspeção, Uberlândia, mar. 2011.

OKUMO, E.; CALDAS, I. L.; CHOW, C. Física para Ciências Biológicas e Biomédicas. São Paulo: Harbra Ltda., 1982.

OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. J. D. H. Teorias de Aprendizagem. 1. ed. Porto Alegre: Biblioteca Central da UFRGS, 2011.

REZENDE, F.; OSTERMANT, F. A prática do professor e a pesquisa em ensino de física: novos elementos para repensar essa relação. Caderno Brasileiro de ensino de Física, Porto Alegre, RS, v. 22, p. 316-337, dez. 2005. ISSN 3.

SOUZA, J. S.; FERRÃO, M. F. Aplicações da espectroscopia no infravermelho no controle de qualidade de medicamentos contendo diclofenaco de potássio. Parte I: Dosagem por regressão multivariada. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, v. 42, set. 2006. ISSN 3.

VYGOTSKY, L. S. A Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda., 1991.

YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A. Física. 12. ed. São Paulo: Addison Wesley, v. 3, 2009.

Downloads

Publicado

2023-01-16

Como Citar

SOARES, Francisco das Chagas; TAVARES LIRA, Marcos Antônio; DOS SANTOS FREITAS, Moisés José; ALVES DE SOUSA LIMA, Marcos Antônio. Um Aplicativo Android como Recurso Didático para Ensino e Aprendizagem de Ondas Eletromagnéticas. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 54–65, 2023. DOI: 10.26512/rpf.v6i3.38002. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/38002. Acesso em: 21 nov. 2024.