A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA ARDUINO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45934Palavras-chave:
Plataforma Arduino. Aprendizagem Ativa. Ensino de Física. Motivação.Resumo
Os professores têm o desafio de intervir na aprendizagem com novas formas de ensinar os conteúdos de física. Tendo esta perspectiva, o presente trabalho tem como problema de pesquisa investigar como utilizar a plataforma Arduino no ensino dos conteúdos de eletrodinâmica (corrente elétrica, resistores e associação de resistores) nas aulas de física com alunos do terceiro ano do ensino médio. O objetivo geral é verificar a contribuição da utilização da plataforma Arduíno no ensino e na aprendizagem dos conteúdos de eletrodinâmica numa perspectiva da teoria sociointeracionista de Vygotsky, dando ênfase na interação social entre os alunos através da mediação feita pelo professor. E como objetivo secundário temos a análise das vantagens de elaborar um conjunto de experimentos com a plataforma Arduino que possam auxiliar o professor numa perceptiva investigativa colaborativa. É proposto três roteiros de práticas experimentais contendo as informações e os procedimentos para a execução dos experimentos, e em cada prática experimental utiliza a plataforma Arduino. Para mensurarmos a eficácia da intervenção pedagógica, foram aplicados questionários de verificação da aprendizagem após o término de cada prática experimental, como também observação comportamental dos discentes perante as atividades compondo assim uma abordagem qualitativa na análise e discussão dos resultados, na qual permitiu constatar que essas atividades experimentais aplicadas neste trabalho resultaram em uma aprendizagem significativa dos assuntos abordados. Há a possibilidade da aplicação de experimentos com a plataforma Arduino em outros conteúdos de física, onde o fator limitante é o conhecimento do professor sobre eletrônica e programação da IDE do Arduino.
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