A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA ARDUINO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA

Autores

  • Edson Pereira da Silva Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Marcos Antônio Tavares Lira Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45934

Palavras-chave:

Plataforma Arduino. Aprendizagem Ativa. Ensino de Física. Motivação.

Resumo

Os professores têm o desafio de intervir na aprendizagem com novas formas de ensinar os conteúdos de física. Tendo esta perspectiva, o presente trabalho tem como problema de pesquisa investigar como utilizar a plataforma Arduino no ensino dos conteúdos de eletrodinâmica (corrente elétrica, resistores e associação de resistores) nas aulas de física com alunos do terceiro ano do ensino médio. O objetivo geral é verificar a contribuição da utilização da plataforma Arduíno no ensino e na aprendizagem dos conteúdos de eletrodinâmica numa perspectiva da teoria sociointeracionista de Vygotsky, dando ênfase na interação social entre os alunos através da mediação feita pelo professor. E como objetivo secundário temos a análise das vantagens de elaborar um conjunto de experimentos com a plataforma Arduino que possam auxiliar o professor numa perceptiva investigativa colaborativa. É proposto três roteiros de práticas experimentais contendo as informações e os procedimentos para a execução dos experimentos, e em cada prática experimental utiliza a plataforma Arduino. Para mensurarmos a eficácia da intervenção pedagógica, foram aplicados questionários de verificação da aprendizagem após o término de cada prática experimental, como também observação comportamental dos discentes perante as atividades compondo assim uma abordagem qualitativa na análise e discussão dos resultados, na qual permitiu constatar que essas atividades experimentais aplicadas neste trabalho resultaram em uma aprendizagem significativa dos assuntos abordados. Há a possibilidade da aplicação de experimentos com a plataforma Arduino em outros conteúdos de física, onde o fator limitante é o conhecimento do professor sobre eletrônica e programação da IDE do Arduino.

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

PEREIRA DA SILVA, Edson; TAVARES LIRA, Marcos Antônio. A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA ARDUINO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 78–87, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45934. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45934. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022

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