Discutindo órbitas circulares perturbadas: uma abordagem didática do teorema de Bertrand para o ensino médio

Autores

  • Rafael de Sousa Dutra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-1897-2313
  • Tainá de Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Vinícius Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v6i1.39503

Palavras-chave:

Gravitação newtoniana. Teorema de Bertrand. TICs.

Resumo

Este trabalho propõe trazer para as aulas de física do ensino médio a discussão da
estabilidade das órbitas planetárias durante as aulas de gravitação newtoniana. Para
isto apresentamos uma proposta didática de discussão do teorema de Bertrand,
utilizando elementos básicos de física e de matemática do ensino médio, bem como
simulações computacionais, utilizando o software gratuito Modellus, para ilustrar as
conclusões obtidas durante as discussões.

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Referências

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Publicado

2022-04-16

Como Citar

DE SOUSA DUTRA, Rafael; DE AZEVEDO SILVA, Tainá; LOPES DE ARAUJO DA SILVA, Vinicius. Discutindo órbitas circulares perturbadas: uma abordagem didática do teorema de Bertrand para o ensino médio. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 69–77, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v6i1.39503. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/39503. Acesso em: 19 abr. 2024.

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