UMA PROPOSTA DIDÁTICA EXPERIMENTAL PARA O ESTUDO DA AERODINÂMICA DE CILINDROS DE PAPELÃO UTILIZANDO VÍDEO-ANÁLISE DE OSCILAÇÕES AMORTECIDAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.46548

Palavras-chave:

Experimento de baixo custo. Vídeo-análise. Força de arrasto.

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma atividade de baixo custo que visa a investigação da força de arrasto que atua na geometria de cilindros confeccionados com discos de papelão de diferentes espessuras através das oscilações amortecidas de um sistema massa-mola. Utilizando discos de papelão de mesmo raio construímos cilindros de diferentes comprimentos e controlamos a massa do sistema oscilatório, mantendo-a fixa. Através desta metodologia, estudamos a influência da variação exclusiva da magnitude da força de arrasto na dinâmica do sistema por meio da variação do comprimento do cilindro, mantendo os demais parâmetros acessíveis do sistema fixos. A técnica de vídeo-análise é empregada para rastrear o movimento do sistema e os dados experimentais são ajustados com o conhecido modelo de oscilações amortecidas subcríticas, levando o estudante a investigar e a extrair conclusões acerca da dependência funcional da força de atrito viscosa com o comprimento do cilindro formado pelos discos de papelão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DE MENDONÇA VALENTE, R. et al. Drop Tower: uma aplicação didática da modelagem computacional em um problema de eletromagnetismo do Ensino Médio. Revista do Professor de Física, v. 6, n. 2, p. 105-117, 2022.

DUARTE, E. Física para o Ensino Médio usando simulações e experimentos de baixo custo: um exemplo abordando dinâmica da rotação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, (2012).

FONTES, A. da S.; DOS SANTOS, O. R. & BATISTA, M. C. Possibilidades para ensinar conceitos de força de arrasto em meio fluído líquido. Revista do Professor de Física, v. 5, n. 2, p. 80–95, 2021.

JESUS, V. L. B. Experiments and Video Analysis in Classical Mechanics (Undergraduate Lecture Notes in Physics). (1. ed. Cham: Springer International Publishing AG, 2017)

LENZ, A., FILHO, N. C. S. & JÚNIOR, A. G. B. Utilização de TIC para o estudo do movimento: alguns experimentos didáticos com o software Tracker. Abakós, v. 2, n. 2, p. 24-34, 2014.

NUSSENZVEIG, H.M., Curso de Física Básica: fluidos, oscilações e ondas, calor Editora Blücher, São Paulo, (2018).

PEREIRA, L. O. et al. Investigação experimental da lei de Stokes em discos: uma abordagem de baixo custo por vídeo-análise de oscilações amortecidas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, 2021.

PIRES, M. A. & VEIT, E. A. Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio. Revista Brasileira de ensino de Física. v. 28, p. 241-248, (2006).

ROSA, C. W. Concepções teórico-metodológicas no laboratório didático de física na Uni-

versidade de Passo Fundo. Ensaio, v. 5, p. 2, (2003).

SASAKI, D. G. G. & JESUS, V. L. B. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, (2020).

Downloads

Publicado

2024-04-10

Como Citar

DE OLIVEIRA PEREIRA, Leandro et al. UMA PROPOSTA DIDÁTICA EXPERIMENTAL PARA O ESTUDO DA AERODINÂMICA DE CILINDROS DE PAPELÃO UTILIZANDO VÍDEO-ANÁLISE DE OSCILAÇÕES AMORTECIDAS. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 199–208, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i1.46548. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46548. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)