Drop Tower: uma aplicação didática da modelagem computacional em um problema de eletromagnetismo do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v6i2.39828Palavras-chave:
Palavras chaves: Eletromagnetismo. Interdisciplinaridade. Modelagem ComputacionalResumo
O presente trabalho aborda uma ideia sugerida em sala de aula pelos alunos do curso técnico em eletrotécnica do IFRJ campus Paracambi, a qual envolve a aplicação de conceitos de indução eletromagnética na proposição teórica de uma nova configuração do brinquedo de parque de diversões conhecido como Drop tower, onde nesta nova configuração iremos considerar modelos de campos magnéticos variáveis no tempo. Deste modo o problema foi modelado matematicamente e resolvido computacionalmente usando o integrador numérico Runge-kutta de quarta ordem implementado em linguagem C++. Foram implementadas seis configurações de campo magnético para determinar qual delas oferece a dinâmica do movimento desejada para o sistema. Deste modo foi possível aprofundar a discussão do importante fenômeno da indução eletromagnética com os alunos, por meio da solução numérica de um problema prático. Esta abordagem se mostra como ferramenta pedagógica que possibilita aos alunos uma visão ampliada do conteúdo, evidenciando conceitos mais abstratos do ponto de vista da matemática, física e computação.
Downloads
Referências
AMORIM, R.; FEISTEL, R. A. B. Interdisciplinaridade no ensino de Física: algumas discussões. Eventos Pedagógicos, v. 8, n. 1, p. 507-533, 2017.
BRAGA, M. D. M, RIBEIRO, T. R. M. (2006). Relato de uma experiência didática envolvendo o tratamento do eletromagnetismo no ensino médio com um enfoque conceitual. Encontro Estadual de Ensino de Física. (1.: 2005 nov. 24-26: Porto Alegre, RS). Atas. Porto Alegre: Instituto de Física-UFRGS, 2006.
BOYCE, W. E. DIPRIMA, R. C.; MEADE, D. B. Elementary differential equations. John Wiley & Sons, 2017.
CLEMENT, L. TERRAZZAN, E. A NASCIMENTO, T. B. Resolução de Problemas no ensino de física baseado numa abordagem investigativa. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 4, p. 1-13, 2003.
COELHO, R. O. O uso da informática no ensino de física de nível médio. Pelotas – RS. 101 f. [Dissertação (Mestrado em Educação)] Universidade Federal de Pelotas, 2002.
DA SILVA, Í. B; DE OLIVEIRA TAVARES, O. A. Uma pedagogia multidisciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar para o ensino/aprendizagem da física. HOLOS, v. 1, p. 4-12, 2005.
DUARTE, A. F., & NEMER, K. L. V. B. Aprendizagem Móvel da Física: uma experiência didática sobre eletromagnetismo no Ensino Médio da rede pública do Estado do Acre:. Revista Do Professor De Física, 3(2), 34–49. 2019.
EAGER, D. G-force and the enjoyment of rides. Australasian Parks and Leisure, v. 16, n. 3, p. 32-34, 2013.
GUALTER, J. B. DOCA R. H. VILLAS BÔAS N. Tópicos de Física: volume 3 /, —18. ed. — São Paulo: Saraiva, 2012.
KETTENHUBER, R. H. B. V. Eletromagnetismo no ensino médio. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Acre. 2020.
MACHADO, K. D. Equações diferenciais aplicadas à física. Paraná: Editora UEPG, 2004.
MACHADO, V. R. AMORIM, T. B. BARROS, P. M. Interdisciplinaridade no ensino de física e computação na educação básica: relato de experiência de um curso de formação inicial e continuada sob a perspectiva na construção de experimentos. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. SBC, 2021. p. 246-254.
MARTÍN, H. Thrill ride designers compete to push the limits Los Angeles Times Disponível em: <https://www.latimes.com/entertainment/movies/la-xpm-2012-mar-13-la-fi-thrill-ride-records-20120314-story.html> Acesso em: 27 ago., 2021.
MARTINS, A. A.; GARCIA, N. M. D.; BRITO, G. S. Ensino de física e novas tecnologias de informação e comunicação: uma análise da produção recente. Simpósio Nacional de Ensino de Física, v. 19, 2011.
MOZENA, E. R. OSTERMANN, F. Uma revisão bibliográfica sobre a interdisciplinaridade no ensino das ciências da natureza. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 16, p. 185-206, 2014.
NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Mecânica (vol. 1). Editora Blucher, 2013.
PASQUALETTO, T. I. VEIT, E. A. ARAUJO, I. S. Aprendizagem baseada em projetos no Ensino de Física: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 551-577, 2017.
PEREIRA, L. O. et al. Investigação experimental da lei de Stokes em discos: uma abordagem de baixo custo por vídeo-análise de oscilações amortecidas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, 2021.
RICARDO, E. C. Problematização e contextualização no ensino de física. Ensino de Física. São Paulo: Cengage Learning, p. 29-48, 2010.
RODRIGUES, R. (2016). Interdisciplinaridade no ensino de física: uma abordagem por tic (Tese de Doutorado, Universidade Federal de Goiás).
SOARES, M. R. Modelagem matemática na sala de aula: uma abordagem interdisciplinar do ensino de física. Revista Dynamis, v. 22, n. 2, p. 79-103, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).