Hydrostatics: theory x experimental practice, Comic Book: hydrostatics manual for physics teaching

Authors

  • Jacinta dos Santos Silva Federal University of Rondonia
  • Frederico Trindade Teófilo Federal University of Rondonia
  • Elexlhane Damaceno de Siqueira Federal University of Rondonia
  • Yara G. S. Diniz Federal Institute of Rondonia
  • Ricardo de Souza Costa Federal University of Rondonia
  • João B. Diniz Federal University of Rondonia

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25875

Keywords:

Physics Teaching. Experiments. Comic Books.

Abstract

As atividades experimentais quando inseridas na grade curricular da escola, sejam elas feitas na sala de aula ou no laboratório são estratégias que podem contribuir para o aprendizado do ensino de Física. Muitos autores têm pesquisado e discutido as atividades experimentais no ensino no Brasil. O produto educacional que pretende-se desenvolver com este projeto caracteriza-se como um conjunto de processos, a saber: avaliação inicial do conteúdo de Hidrostática com aplicação de um questionário objetivo do tema, averiguando os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto; apresentação dos conceitos de Hidrostática ilustradas em histórias em quadrinhos; desenvolvimento dos experimentos, estes relacionados ao cotidiano e finalizando com uma feira expositiva dos experimentos.

No planejamento dessas atividades experimentais busca-se contemplar experimentos simples que sejam ao mesmo tempo cativantes, que estejam relacionados ao cotidiano dos alunos e desenvolvidos com materiais de baixo custo. As atividades experimentais aplicadas permitem ao aluno fazer conexões entre o experimento e seus conhecimentos prévios estudados na abordagem conceitual para que de fato ocorra aprendizagem significativa, confirmando a fundamentação teórica desse trabalho.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN’s) afirmam que: “É indispensável que a experimentação esteja sempre presente ao longo de todo o processo de desenvolvimento das competências em Física, privilegiando-se o fazer, manusear, operar, agir, em diferentes formas e níveis”.

Para Moreira (2009), a teoria do pesquisador Vygotsky propõe que o desenvolvimento cognitivo se dá por meio da interação social, em que, no mínimo, duas pessoas estão envolvidas ativamente trocando experiência e ideias, gerando novas experiências e conhecimento. A proposta desse trabalho é justamente envolver os alunos nos experimentos sob a perspectiva vygotskiana.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-07-06

How to Cite

SILVA, Jacinta dos Santos; TEÓFILO, Frederico Trindade; DE SIQUEIRA, Elexlhane Damaceno; DINIZ, Yara G. S.; COSTA, Ricardo de Souza; DINIZ, João B. Hydrostatics: theory x experimental practice, Comic Book: hydrostatics manual for physics teaching. Journal of the Physics Teacher, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 49–50, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25875. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25875. Acesso em: 17 dec. 2025.