JOGO ENTREGA RELATIVA PARA AUXILIAR O ENSINO DA TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA, A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO POR SATÉLITE
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v6iEspecial.46093Palavras-chave:
Relatividade restrita. Aplicativos geolocalizados. Sistema de Navegação por Satélite.Resumo
O conteúdo de relatividade restrita e geral nem sempre é apresentado aos alunos do ensino médio devido à falta de tempo e as poucas páginas relacionadas ao assunto nos livros didáticos. Com o novo ensino médio e os seus itinerários formativos, o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021 está dividido em dois objetos, sendo o primeiro o dos projetos integradores e, o segundo, o livro didático por área do conhecimento. Tendo em vista a importância do tema e a sua aplicabilidade dentro da sociedadeque esse tema não é explorado e, muitas vezes, nem citado. Dessa forma, apresenta-se a proposta de uma sequência de quatro aulas, que é a aplicação de um jogo de tabuleiro baseado no funcionamento dos Sistemas de Navegação por Satélite (GNSS), como alternativa para o ensino da relatividade restrita e geral em turmas do ensino médio. Com o intuito de aproximar o conteúdo da realidade do estudante foi aplicado um questionário sobre os aplicativos geolocalizados de delivery e motorista particular a fim de inseri-lo no contexto do jogo, visando a reflexão dos estudantes sobre o impacto das tecnologias na sociedade, sem negligenciar as dificuldades encontradas pelos prestadores desses serviços.
Downloads
Referências
BEZERRA, L. M. Ser protagonista: Projetos integradores: Ciência da natureza e suas tecnologias. 1 ed. São Paulo: Edições SM, 2020.
IBGE. Águas Lindas. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/aguas-lindas-de-goias/panorama. Acesso em 09 abr. 2021.
IBGE. Formosa. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/formosa/panorama. Acesso em 09 abr. 2021.
MENDONÇA, V. L. De olho no futuro: Projetos integradores: Ciência da natureza e suas tecnologias, volume único. 1 ed. São Paulo: Ática, 2020.
MONTY, R. Consumo de comida por aplicativos: os impactos das materialidades da comunicação em Uber Eats e iFood. In: Congresso Internacional de Comunicação e Consumo. São Paulo.2018.
NATÁRIO, J. O GPS e a Teoria da Relatividade. Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos, Departamento de Matemática, Instituto Superior Técnico, 1049-001 Lisboa, Portugal, 2012.
PUGLIESE, G. O. #Novo Ensino Médio: Projetos integradores: Ciência da natureza e suas tecnologias, volume único. 1 ed. São Paulo: Scipione, 2020.
SANTOS, W. L. P., SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí: UNIJUÍ, 1997.
STRIEDER, R.B. Abordagens CTS na educação científica no Brasil: sentidos e perspectivas. Tese de Doutorado em Ciências/Ensino de Física - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-13062012-112417/pt-br.php. Acesso em 15 de abr. 2021.
STRIEDER, R. B.; KAWAMURA, M. R. D. Educação CTS: Parâmetros e Propósitos Brasileiros. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 27-56, maio. 2017. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p27. Acesso em 20 de abr. 2021.
SOUZA, A. M.; RIQUEZA, E.; ARAGÃO, P. H. A. Jovem protagonista: Projetos integradores: Ciência da natureza e suas tecnologias. 1 ed. São Paulo: Edições SM, 2020.
TRONOLONE, V. B. +Ação na escola e na comunidade: Projetos integradores: Ciência da natureza e suas tecnologias, volume único. 1 ed. São Paulo: FTD, 2020.
WALDHELM, Mônica et al. Integração e Protagonismo: Ciência da natureza e suas tecnologias, volume único. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).