CARAVANA "LUAR DO SERTÃO": UNINDO POLOS DO MNPEF PARA O ENSINO DE FISICA E ASTRONOMIA NO NORDESTE

Autores

  • Sergio Scarano Jr Departamento de Física (DFI), Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Claudiene Santos Instituto de Ciências Humanas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Ana Figueiredo Maia Departamento de Física (DFI), Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Eduardo Brescansin de Amôres Departamento de Física (DFIS), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Elton Malta Nascimento Instituto de Física (IF), Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Fabio Henrique Silva Sales Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão- (IFMA)
  • Francisco Artur Pinheiro Alves Júnior Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Henio Henrique Aragão Rego Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão- (IFMA)
  • Mayane Leite da Nóbrega Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Militao Vieira Figueredo Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Ronilson Pinheiro da Silva Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão- (IFMA)
  • Tiago Nery Ribeiro Departamento de Física (DFI), Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46014

Palavras-chave:

Astronomia. Letramento científico. Inclusão. Projeto Artemis. Rede de Ensino.

Resumo

Apresentamos neste trabalho a formação de um grupo de polos do MNPEF/Nordeste dedicado ao Ensino e Divulgação da Física e Astronomia, somando esforços locais para uma ação regional colaborativa de pelo menos dois anos. Assim, celebrando os 50 anos das missões Apollo e o atual Projeto Artemis, em que a primeira mulher e a primeira pessoa negra pisarão na Lua, apresentaremos as ações de divulgação científica propostas em espaços públicos para promover os sensos crítico e de inclusão. Partindo de observações telescópicas itinerantes de nosso satélite e atividades paralelas, apresentaremos refutações às teorias de conspiração que negam a ida da humanidade à Lua e o formato esférico da Terra. Em parceria com os polos do MNPEF, um módulo sobre “Astronomia e Exploração Espacial”, à luz da BNCC e do Novo Ensino Médio será ofertado aos nossos discentes, tornando-os polos multiplicadores. Com esta capilaridade e logística em parcerias feitas com as Secretarias de Educação, prepararemos os professores para as observações noturnas e atividades formativas, com a participação de seus estudantes e da população. Materiais e estratégias da ação já estão definidos, e impactarão as comunidades de 30 municípios nordestinos, compartilhando uma experiência dialógica e lúdica entre saberes locais e científicos. Aprovado em primeira colocação na chamada 36/2022 do CNPq, o projeto deverá deixar como legado as conexões interinstitucionais e comunitárias; materiais que favoreçam o letramento científico e a formação de multiplicadores e; recursos que alavanquem as atividades de extensão, ensino e pesquisa de nossa rede, que pretendemos ampliar a uma escala nacional.

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

SCARANO JR, Sergio et al. CARAVANA "LUAR DO SERTÃO": UNINDO POLOS DO MNPEF PARA O ENSINO DE FISICA E ASTRONOMIA NO NORDESTE. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 518–528, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.46014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46014. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022