USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHO (HQ) NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE ELETROMAGNETISMO

Autores

  • Wênio da Silva Castro Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes
  • Érica Cupertino Gomes Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) – Licenciatura em Física
  • Pâmella Gonçalves Barreto Troncão Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) – Licenciatura em Física

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45968

Palavras-chave:

Eletromagnetismo. Ensino de Física. HQ.

Resumo

Este trabalho é oriundo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), no polo da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Trata-se de um recurso didático que visa utilizar algumas demonstrações experimentais e um livro de História em Quadrinhos (HQ) como ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem. Os temas abordados no material são os experimentos de Oersted, de Ampère e de Faraday. A HQ foi desenvolvida especialmente com cunho educativo e com foco na história e desenvolvimento do Eletromagnetismo. O material foi planejado para aulas de Física dos Ensinos Médio (EM) e Fundamental (EF) com o intuito de ensinar a Física sob perspectiva de um ensino baseado no lúdico, para diferentes faixas etárias, atrelando a pesquisa experimental e científica à evolução nas ciências exatas e na sua divulgação. Os resultados obtidos por esta pesquisa foram embasados em três momentos, sendo o primeiro a investigação do conhecimento prévio dos alunos, o segundo realizado após a leitura da HQ com as demonstrações das experiências e o terceiro com rodas de conversa e/ou sugestões sobre seu uso. A análise da implementação deste trabalho permitiu observar que houve a compreensão de tópicos do Eletromagnetismo e que houve o desenvolvimento do senso de pesquisa nos alunos através das experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARRETO, Pâmella Gonçalves. CASTRO, Wênio da Silva. A descoberta do eletromagnetismo: inclui experiências e jogos (com gabarito). Palmas, TO: EDUFT, 2020. (Link de acesso: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora/article/view/9226).

CASTRO, Wênio da Silva. GOMES, Érica Cupertino. TRONCÃO, Pâmella Gonçalves Barreto. Uso de História em Quadrinho (HQ) vinculada à Sequência Didática para o ensino de tópicos de Eletromagnetismo. Dissertação de mestrado. UFNT, 2022.

GONÇALVES, P. F.; FERNANDES, S, D. C. Narrativas Acerca da Prática de Ensino de Química: Um Diálogo na Formação Inicial de Professores. Química Nova na Escola, v. 32, n. 2004, p. 121–127, 2010.

HODSON, D. Experimentos na ciência e no ensino de ciências. Educational Philosophy and Theory, vol. 20, 53 - 66, 1988.

QUELLA-GUYOT, D. A História em Quadrinhos, São Paulo: Unimarco Editora, 1994.

TESTONI, L. A.; ABIB, M. L. V. S. A utilização de histórias em quadrinhos no ensino de física. IV Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. 2001.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

DA SILVA CASTRO, Wênio; CUPERTINO GOMES, Érica; BARRETO TRONCÃO, Pâmella Gonçalves. USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHO (HQ) NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE ELETROMAGNETISMO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 322–329, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45968. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45968. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022