RADIAÇÕES IONIZANTES E SUAS APLICAÇÕES NO CONTEXTO DO ENSINO DE ONDAS COM UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR E INTEGRADA A CAMPANHA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA: OUTUBRO ROSA

Autores

  • Luís Henrique Lucas Ferreira 1Mestrado Profissional em Ensino de Física - Polo 21 FURG, Colégio Estadual Cassiano do Nascimento, 05cre
  • Everaldo Arashiro Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF), Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Aline Guerra Dytz 3Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF), Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45932

Palavras-chave:

ensino de Física. radiações ionizantes e suas aplicações na Medicina. raios X e mamografia. interdisciplinaridade em ciências da natureza.

Resumo

Este trabalho trata da aplicação de um produto educacional de 5 encontros realizados durante 8 horas/aula que contextualizou parte do assunto de ondas com exames de raios X (ondas eletromagnéticas). Iniciou com uma breve discussão sobre exames de raio X, para que os alunos percebessem a realidade de rotinas de exames para diagnóstico médico no seu cotidiano, com a aplicação de um questionário para avaliação de conhecimentos e associações prévias dos conteúdos sobre ondas e radiações ionizantes. Uma das metas do produto envolveu a conscientização quanto a exames preventivos, como no caso do câncer de mama e com isso, parte do trabalho envolveu a comunidade escolar com a campanha nacional de prevenção ao câncer de mama chamada de “Outubro Rosa”. Este produto educacional foi trabalhado com os alunos o engajamento da comunidade escolar em atividades benéficas e relacionadas ao cotidiano e interdisciplinaridade num projeto conjunto com conhecimentos de biologia e química. A avaliação do produto educacional foi feita através da reaplicação do questionário aplicado para verificar a compreensão e importância dos conhecimentos sobre o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018.

DYTZ, A. G. Outubro Rosa: live YouTube, Física on-line, 27 de jul. 2021. Disponível em: https://youtu.be/4khih587vI8. Acesso em 14 out. 2022.

FERREIRA, L. H. L. Ensino de Física: radiações ionizantes e suas aplicações no contexto do ensino de ondas. 2021. 76f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande. https://argo.furg.br/?BDTD13075

KELLY, G. A. Theory of personality: the psyschology of personal constructs. New York: Norton, 1963.

MOREIRA, M. OSTERMANN, F. Teorias Construtivistas, Porto Alegre: Instituto de Física - UFRGS, 1999, p. 56 il. (Textos de apoio ao professor de Física; n. 10)

OKUNO E., YOSHIMURA E., Física das Radiações, São Paulo: Edusp, 2010.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

LUCAS FERREIRA, Luís Henrique; ARASHIRO, Everaldo; DYTZ, Aline Guerra. RADIAÇÕES IONIZANTES E SUAS APLICAÇÕES NO CONTEXTO DO ENSINO DE ONDAS COM UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR E INTEGRADA A CAMPANHA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA: OUTUBRO ROSA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 61–67, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45932. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45932. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022