ENSINO DE CINEMÁTICA UTILIZANDO SIMULADORES PHET E LANÇAMENTOS DE FOGUETES DE GARRAFA PET
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.44885Palavras-chave:
Lançamento oblíquo. Foguetes de garrafas PET. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. Simuladores computacionais PhET.Resumo
Este artigo relata a construção, a aplicação e a avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), desenvolvida em uma dissertação de mestrado profissional em ensino de Física, para o ensino de cinemática através do uso de simulações computacionais PhET e de oficinas de construção e lançamentos de foguetes de garrafa PET. Os sujeitos da pesquisa foram 32 alunos de uma turma de dependência de Física do primeiro ano, composta por alunos oriundos de vários cursos técnicos integrados ao ensino médio do XX. A intervenção começou com a aplicação de um questionário de conhecimentos prévios, seguida de uma palestra sobre a origem e evolução dos foguetes, que funcionou como um organizador prévio. Ao todo foram 9 encontros que envolveram diversas simulações computacionais utilizando o simulador PhET Colorado, nas quais os alunos, em grupos, investigaram diversas situações-problemas com a mediação do professor. Em cada encontro ocorreram diferenciações progressivas e reconciliações integrativas, com discussões mediadas pelo professor. No quinto encontro foram construídos pelos alunos os foguetes de garrafa PET, que foram lançados nos sétimo e oitavo encontros. No nono encontro foi aplicada a avaliação final e o questionário de opinião. A pesquisa mostrou uma turma com pouca participação, apesar dos trabalhos serem todos colaborativos, talvez até por eles serem alunos provenientes de cursos diferentes e que não se conheciam. Apesar disso, percebemos empenho e engajamento na realização das atividades e a avaliação final mostrou indícios de aprendizagem significativa. Os relatos durante os encontros corroboram essa percepção e o questionário de opinião confirmou o interesse e satisfação da turma pelo produto didático utilizado.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D. P. Algunos aspectos psicológicos de la estrutuctura del conocimiento. Buenos Aires, El Ateneo, 1973.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva
Cognitiva. Lisboa, Plátano, 2003.
BORGES, A. T. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n. 3, p.291, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Acesso em: 09 jul. de 2022.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM): Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf>. Acesso em: 09 jul. de 2022.
DE CARVALHO, A. M. (Ed.). Termodinâmica: um ensino por investigação. USP, Faculdade de Educação, 1999.
XX
MOREIRA, M. A. Investigações em Ensino de Ciências, v. 7, n. 1. P. 7, 2002.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. São Paulo, UPU, 2011.
MOREIRA, M. A. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS, 2016. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/~moreira/ >. Acesso em: 09 jul. de 2022.
SILVEIRA, F. L., MOREIRA, M. A., AXT, R. Enseñanza de las Ciencias, v. 10, n. 2, p. 187, 1992.
VERGNAUD, G., Epistemology and psychology of mathematics education. In: P. NESHER & J. KILPATRICK (Eds.). Mathematics and cognition: A research synthesis by International Group for the Psychology of Mathematics Education. Cambridge, Cambridge University Press, 1990. pp. 14-30.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).