ENSINO DE CINEMÁTICA UTILIZANDO SIMULADORES PHET E LANÇAMENTOS DE FOGUETES DE GARRAFA PET

Autores

  • Luiz Otávio Buffon Núcleo de Estruturação do Ensino de Física – NEEF - Coordenadoria de Física - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física MNPEF - Polo 33 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES – Campus Cariacica, Rod. Gov. José Sette, S/N, Itacibá, 29150-410, Cariacica – ES, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8283-2550
  • Raphael de Oliveira Gaudio Mestre em Ensino de Física pelo Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF - Polo 33 - IFES – Campus Cariacica

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.44885

Palavras-chave:

Lançamento oblíquo. Foguetes de garrafas PET. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. Simuladores computacionais PhET.

Resumo

Este artigo relata a construção, a aplicação e a avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), desenvolvida em uma dissertação de mestrado profissional em ensino de Física, para o ensino de cinemática através do uso de simulações computacionais PhET e de oficinas de construção e lançamentos de foguetes de garrafa PET. Os sujeitos da pesquisa foram 32 alunos de uma turma de dependência de Física do primeiro ano, composta por alunos oriundos de vários cursos técnicos integrados ao ensino médio do XX. A intervenção começou com a aplicação de um questionário de conhecimentos prévios, seguida de uma palestra sobre a origem e evolução dos foguetes, que funcionou como um organizador prévio. Ao todo foram 9 encontros que envolveram diversas simulações computacionais utilizando o simulador PhET Colorado, nas quais os alunos, em grupos, investigaram diversas situações-problemas com a mediação do professor. Em cada encontro ocorreram diferenciações progressivas e reconciliações integrativas, com discussões mediadas pelo professor. No quinto encontro foram construídos pelos alunos os foguetes de garrafa PET, que foram lançados nos sétimo e oitavo encontros. No nono encontro foi aplicada a avaliação final e o questionário de opinião. A pesquisa mostrou uma turma com pouca participação, apesar dos trabalhos serem todos colaborativos, talvez até por eles serem alunos provenientes de cursos diferentes e que não se conheciam. Apesar disso, percebemos empenho e engajamento na realização das atividades e a avaliação final mostrou indícios de aprendizagem significativa. Os relatos durante os encontros corroboram essa percepção e o questionário de opinião confirmou o interesse e satisfação da turma pelo produto didático utilizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUSUBEL, D. P. Algunos aspectos psicológicos de la estrutuctura del conocimiento. Buenos Aires, El Ateneo, 1973.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva

Cognitiva. Lisboa, Plátano, 2003.

BORGES, A. T. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n. 3, p.291, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Acesso em: 09 jul. de 2022.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM): Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf>. Acesso em: 09 jul. de 2022.

DE CARVALHO, A. M. (Ed.). Termodinâmica: um ensino por investigação. USP, Faculdade de Educação, 1999.

XX

MOREIRA, M. A. Investigações em Ensino de Ciências, v. 7, n. 1. P. 7, 2002.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. São Paulo, UPU, 2011.

MOREIRA, M. A. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS, 2016. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/~moreira/ >. Acesso em: 09 jul. de 2022.

SILVEIRA, F. L., MOREIRA, M. A., AXT, R. Enseñanza de las Ciencias, v. 10, n. 2, p. 187, 1992.

VERGNAUD, G., Epistemology and psychology of mathematics education. In: P. NESHER & J. KILPATRICK (Eds.). Mathematics and cognition: A research synthesis by International Group for the Psychology of Mathematics Education. Cambridge, Cambridge University Press, 1990. pp. 14-30.

Downloads

Publicado

2024-04-10

Como Citar

BUFFON, Luiz Otávio; GAUDIO, Raphael de Oliveira. ENSINO DE CINEMÁTICA UTILIZANDO SIMULADORES PHET E LANÇAMENTOS DE FOGUETES DE GARRAFA PET. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 235–268, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i1.44885. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/44885. Acesso em: 30 abr. 2024.