Proposta de ensino de eletromagnetismo baseada nos efeitos da corrente elétrica, por meio do uso de vídeos, de experimentos e de uma visita à escola da ciência física da cidade de Vitória - ES

Autores

  • Luiz Otávio Buffon IFES

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3i3.25060

Palavras-chave:

Ensino de Eletromagnetismo. Efeitos da corrente elétrica. Três Momentos Pedagógicos. Dialogicidade. Educação não formal. Vídeos e Interação Social.

Resumo

Neste artigo, foi desenvolvida uma proposta didática para o ensino de eletromagnetismo baseada nos efeitos da corrente elétrica. A proposta foi aplicada numa turma de terceiro ano do ensino médio. Os encontros da aplicação ocorreram, em sua maioria, na sala de aula. Contudo, houve uma visita a um espaço não formal de ensino, que foi a Escola da Ciência Física de Vitória ES, sendo esse espaço uma espécie de museu da Física. Esta proposta foi estruturada no procedimento metodológico dos Três Momentos Pedagógicos, que é divido em problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Nesse sentido, além da utilização de um espaço não formal, tivemos a utilização de vídeos, a fim de motivar os alunos acerca dos assuntos abordados, e encontros com características sociointerativas e dialógicas. De maneira geral, os resultados obtidos neste trabalho foram significativos, e através da análise dos questionários foi possível verificar que houve, para a maioria dos alunos, desenvolvimento conceitual em grande parte do conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Edições 70, 1977.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: abril. 2019.

BRASIL. PCN+ Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais. Ministério da Educação, 2007. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acesso em: abril. 2019.

CANDIDO, J. C. C. Uma Proposta de Ensino de Eletromagnetismo baseada nos Efeitos da Corrente Elétrica, através do uso de Vídeos, Experimentos e uma Visita na Escola de Ciência Física de Vitória. Cariacica-ES. 220 f. [Dissertação (Mestrado Nacional Prossional em Ensino de Física) ]. Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica. 2018.

CAZELLI, S.; COIMBRA, C. A. Q. Pesquisas Educacionais em Museus: desafios colocados por diferentes audiências. 1žWorkshop Internacional de Pesquisa em Educação em Museus. Geenf, USP. São Paulo, 2012. Disponível em: <http://www.geenf.fe.usp.br/v2/wp-content/uploads/2013/01/Mesa1_Cazelli-protegido.pdf>. Acesso em: 20 de fevereiro de 2017.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 49l edição. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.

GOHN, M. da G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, vol. 4, n. 50. p. 27-38, 2006.

LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 23l edição. São Paulo, Summus, 1992.

MCCLELLAND, J. A. Técnica de questionário para pesquisa. Revista Brasileira de Física, v. 1, n. 1, p. 93101, 1976.

MORAN, J. M. O vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação. São Paulo, v.1, n.2, p. 27-35, jan. /abr. 1995.

Youtube. Viagem na Eletricidade. 2015. (2h23m21s). Disponível em: https://www.youtube.

com/watch?v=1fdEgkVaNdY. Acesso em: 6 de agosto de 2019.

Downloads

Publicado

2019-12-21

Como Citar

BUFFON, Luiz Otávio. Proposta de ensino de eletromagnetismo baseada nos efeitos da corrente elétrica, por meio do uso de vídeos, de experimentos e de uma visita à escola da ciência física da cidade de Vitória - ES. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 34–48, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3i3.25060. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25060. Acesso em: 23 nov. 2024.