Proposta de ensino de eletromagnetismo baseada nos efeitos da corrente elétrica, por meio do uso de vídeos, de experimentos e de uma visita à escola da ciência física da cidade de Vitória - ES

Autores

  • Luiz Otávio Buffon IFES

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3i3.25060

Palavras-chave:

Ensino de Eletromagnetismo. Efeitos da corrente elétrica. Três Momentos Pedagógicos. Dialogicidade. Educação não formal. Vídeos e Interação Social.

Resumo

Neste artigo, foi desenvolvida uma proposta didática para o ensino de eletromagnetismo baseada nos efeitos da corrente elétrica. A proposta foi aplicada numa turma de terceiro ano do ensino médio. Os encontros da aplicação ocorreram, em sua maioria, na sala de aula. Contudo, houve uma visita a um espaço não formal de ensino, que foi a Escola da Ciência Física de Vitória ES, sendo esse espaço uma espécie de museu da Física. Esta proposta foi estruturada no procedimento metodológico dos Três Momentos Pedagógicos, que é divido em problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Nesse sentido, além da utilização de um espaço não formal, tivemos a utilização de vídeos, a fim de motivar os alunos acerca dos assuntos abordados, e encontros com características sociointerativas e dialógicas. De maneira geral, os resultados obtidos neste trabalho foram significativos, e através da análise dos questionários foi possível verificar que houve, para a maioria dos alunos, desenvolvimento conceitual em grande parte do conteúdo.

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Publicado

2019-12-21

Como Citar

BUFFON, Luiz Otávio. Proposta de ensino de eletromagnetismo baseada nos efeitos da corrente elétrica, por meio do uso de vídeos, de experimentos e de uma visita à escola da ciência física da cidade de Vitória - ES. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 34–48, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3i3.25060. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25060. Acesso em: 12 nov. 2024.