Discutindo órbitas circulares perturbadas: uma abordagem didática do teorema de Bertrand para o ensino médio

Autores

  • Rafael de Sousa Dutra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-1897-2313
  • Tainá de Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Vinícius Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v6i1.39503

Palavras-chave:

Gravitação newtoniana. Teorema de Bertrand. TICs.

Resumo

Este trabalho propõe trazer para as aulas de física do ensino médio a discussão da
estabilidade das órbitas planetárias durante as aulas de gravitação newtoniana. Para
isto apresentamos uma proposta didática de discussão do teorema de Bertrand,
utilizando elementos básicos de física e de matemática do ensino médio, bem como
simulações computacionais, utilizando o software gratuito Modellus, para ilustrar as
conclusões obtidas durante as discussões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

NEWTON, I. Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (Royal Society, London, 1687). Traduzido para o Inglês por A. Motte e revisado por F. Cajori (University of California Press, Berkeley, 1962)

BERTRAND, J. C. R. Acad. Sci. Paris 77, p. 849-853, (1873).

ZARMI, Y. The Bertrand theorem revisited. American Journal of Physics, v. 70, n. 4, p. 446-449, (2002).

SANTOS, F. C.; SOARES, V. & TORT A. C.: Uma tradução da demonstração original do teorema de Bertrand. Revista Brasileira de História da Ciência. 4 n.1 92-97 (2011).

GOLDSTEIN, H.; POOLE, C. & SAFKO, J.: Classical Mechanics 3 a ed. Addison-Wesley, New York (2002).

NUSSENZVEIG, H. M. Física Básica: vol. 1. São Paulo, Edgard Blucher, (1981).

RAMALHO, NICOLAU. TOLEDO. Os fundamentos da física, v. 2, Moderna, (2015).

Downloads

Publicado

2022-04-16

Como Citar

DE SOUSA DUTRA, R.; DE AZEVEDO SILVA, T. .; LOPES DE ARAUJO DA SILVA, V. . Discutindo órbitas circulares perturbadas: uma abordagem didática do teorema de Bertrand para o ensino médio. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 69–77, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v6i1.39503. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/39503. Acesso em: 29 set. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)