Um Aplicativo Android como Recurso Didático para Ensino e Aprendizagem de Ondas Eletromagnéticas

Autores

  • Francisco das Chagas Soares SEDUC MA
  • Marcos Antônio Tavares Lira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará IFPA
  • Moisés José dos Santos Freitas Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí UFPI
  • Marcos Antônio Alves de Sousa Lima Instituto Tecnológico de Aeronáutica ITA

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v6i3.38002

Palavras-chave:

Ondas Eletromagnéticas. Ensino de Física. Tecnologias Educacionais.

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis com o sistema operacional Android. Essa pesquisa partiu da seguinte questão: quais as contribuições do uso do aplicativo Android para a melhoria do ensino e do aprendizado dos conteúdos relacionados ao eletromagnetismo? A pesquisa foi fundamentada na teoria de Lev Vygotsky, em especial a mediação. Para o desenvolvimento do aplicativo, foi utilizado o programa Android Studio, que atualmente é a plataforma oficial do Google para esse fim. O publico alvo da pesquisa foram alunos da terceira série do ensino médio regular, no ano de 2018. Como resultados, obteve-se uma evolução do estado inicial dos alunos para o estado após os alunos conhecerem o aplicativo, sendo que na primeira turma onde a pesquisa foi realizada, a média dos grupos que responderam às listas de exercícios passou de 7,33 para 9,56, já a segunda turma, a média de acertos passou de 5,56 para 7,11 e na terceira turma, a média de acertos passou de 5,25 para 8,75, mostrando que em todas as turmas houve uma melhoria no entendimento dos conceitos apresentados no produto educacional.

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Publicado

2023-01-16

Como Citar

SOARES, Francisco das Chagas; TAVARES LIRA, Marcos Antônio; DOS SANTOS FREITAS, Moisés José; ALVES DE SOUSA LIMA, Marcos Antônio. Um Aplicativo Android como Recurso Didático para Ensino e Aprendizagem de Ondas Eletromagnéticas. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 54–65, 2023. DOI: 10.26512/rpf.v6i3.38002. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/38002. Acesso em: 25 abr. 2024.