Implementação da política nacional de saúde integral da população negra no município de Cáceres-MT
Resumo
Objetivo: o estudo propôs analisar o nível de conhecimento dos profissionais das equipes das Estratégias de Saúde da Família da cidade de Cáceres-MT sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, bem como levantar as dificuldades encontradas para a efetivação dessa Política nas Unidades Básicas de Saúde. Métodos: trata-se de um estudo quanti-qualitativo e descritivo. A amostra é composta por 34 profissionais das 10 Equipes de Saúde da Família do município de Cáceres-MT, sendo 10 Enfermeiros, 09 Técnicos de Enfermagem, 09 Agentes Comunitários e 06 Médicos. Resultados: a maioria (26 - 76,47%) dos sujeitos da pesquisa trabalha há mais de 1 ano nas unidades, poucos conhecem a política em questão (8 ”“ 23,52%), maior parte (29 ”“ 85,29%) alega que essa política não esta implementada na equipe que pertence, apesar de 19 ”“ 55,88% acharem necessário sua implementação, dentre as dificuldades de ser implementada os sujeitos relatam ser falta de interesse dos gestores e falta de conhecimento, e grande parte (28 ”“ 82,35%) alegam nunca ter vivenciado ou conhecer algum caso de discriminação nos serviços de saúde. Conclusão: para a efetivação desta política nos estados e municípios, é necessária a capacitação dos profissionais das ESF, com a educação permanente destes trabalhadores onde possa atentar-se para a forma de atendimento que estão utilizando, assim como analisar onde a necessidade é maior,quando falamos em doenças prevalentes da população negra.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).