A sexualidade na opinião de adolescentes residentes na área de abrangência Dr. Fábio em Cuiabá MT
Résumé
Estudo quantitativo que objetivou conhecer o entendimento dos adolescentes a respeito da própria sexualidade e o modo como a exerce, para posterior intervenção da equipe de saúde. Foi aplicado um questionário estruturado em uma amostra de 43 adolescentes com idades entre 12 a 19 anos, residentes na área de abrangência da Unidade de Saúde da Família Dr. Fábio I e II. Os dados encontrados foram tabulados em planilhas do programa Microsoft Office Excel 2007, possibilitando um tratamento descritivo, mantendo-se um intervalo de confiança de 95%. Os resultados revelam que 32,5% dos participantes tiveram a primeira relação sexual entre 12 a 16 anos, e 50% deles admitem não ter usado preservativo na última relação sexual. Além disso, 4,6% já tiveram algum tipo de doença sexualmente transmissível. O estudo indica a necessidade de ações educativas em saúde sexual e reprodutiva voltada aos adolescentes dos bairros estudados, com vistas a promoção da saúde.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).