Relato de experiência acerca do trabalho do agente comunitário de saúde:

reflexões sobre sua prática

Autores

  • Sebastiao Junior Henrique Duarte
  • Natália Sifuentes Souza UFMT
  • Talita Xavier Claudino UFMT

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Saúde da Família, Enfermagem, Trabalho

Resumo

Com este relato de experiência de uma dupla de alunas do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, buscou-se promover uma reflexão a respeito da importância da educação permanente para os Agentes Comunitários de Saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família em Cuiabá, MT. Utilizou-se a observação do trabalho do Agente Comunitário de Saúde e rodas de conversa como meio para conhecer a dinâmica do trabalho desses profissionais. A experiência revelou a necessidade de reforçar alguns conceitos fundamentais para a correta alimentação do Sistema de Informação da Atenção Básica e para o exercício da profissão junto à comunidade. O contato acadêmico com o ambiente de trabalho propiciou compreensão do envolvimento da enfermagem no planejamento e execução de temáticas específicas e sequenciais consideradas relevantes para a ampliação dos conhecimentos daqueles que contribuem significativamente com a saúde da comunidade. Concluiu-se que a educação permanente é um meio eficaz para a qualificação do trabalho do Agente Comunitário de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastiao Junior Henrique Duarte

Possui graduação em Enfermagem Geral pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2000) , Especialização em Saúde da Família (2002) e Educação profissional na área da saúde: Enfermagem (2003) pela Escola Nacional de Saúde Pública (FIOCRUZ/ENSP), Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007) e Doutorado em Ciências da Saúde com ênfase em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP - 2010). É docente da Universidade Federal de Mato Grosso UFMT, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, atenção básica à saúde, saúde coletiva, saúde da família, saúde da mulher, agentes comunitários de saúde e doenças crônicas.

Natália Sifuentes Souza, UFMT

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Mato-Grosso.

Talita Xavier Claudino, UFMT

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

26-07-2017

Como Citar

1.
Duarte SJH, Souza NS, Claudino TX. Relato de experiência acerca do trabalho do agente comunitário de saúde:: reflexões sobre sua prática. Rev. G&S [Internet]. 26º de julho de 2017 [citado 26º de abril de 2024];2(1):76-8. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/22

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)