Perfil e contribuições dos profissionais de enfermagem no pré-natal em Cuiabá, MT

Autores

  • Sebastiao Junior Henrique Duarte Universidade Federal de Mato Grosso Faculdade de Enfermagem
  • Marli Villela Mamede Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Palavras-chave:

Saúde pública

Resumo

Para o pré-natal qualificado é necessário que os profissionais prenatalistas desenvolvam as competências requeridas propostas tanto pelo Ministério da Saúde brasileiro como pela International Confederation of Midwives. Objetivou-se caracterizar o perfil dos profissionais de enfermagem que prestam cuidado pré-natal em Cuiabá, MT, em busca de parte das competências essenciais para atenção qualificada no pré-natal. Estudo descritivo, aplicado em 182 profissionais da equipe de enfermagem, desses 74 foram enfermeiros. Utilizou-se entrevista individual e estruturada para coleta dos dados. Os dados receberam tratamento estatístico com auxílio do programa SPSS. Os resultados revelam a predominância do sexo feminino; idade média de 36,5 anos; casados; com filhos; mais de 10 anos de experiência com gestantes; baixa frequência para especialistas em obstetrícia; dos enfermeiros 68,9% afirmaram dificuldade no cuidado pré-natal, desses 49% alegaram despreparo na condução das queixas clínicas; baixa frequência nos profissionais que passaram por cursos de atualização e participação de eventos relacionados ao pré-natal. O estudo recomendou a elaboração do protocolo de assistência pré-natal e a qualificação de todos os membros da equipe de enfermagem, na perspectiva da atenção qualificada ao pré-natal e as contribuições na redução da morbidade e mortalidade materna e infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastiao Junior Henrique Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso Faculdade de Enfermagem

Possui graduação em Enfermagem Geral pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2000) , Especialização em Saúde da Família (2002) e Educação profissional na área da saúde: Enfermagem (2003) pela Escola Nacional de Saúde Pública (FIOCRUZ/ENSP), Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007) e Doutorado em Ciências da Saúde com ênfase em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP - 2010). É docente da Universidade Federal de Mato Grosso UFMT, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, atenção básica à saúde, saúde coletiva, saúde da família, saúde da mulher, agentes comunitários de saúde e doenças crônicas.

Downloads

Publicado

26-07-2017

Como Citar

1.
Duarte SJH, Mamede MV. Perfil e contribuições dos profissionais de enfermagem no pré-natal em Cuiabá, MT. Rev. G&S [Internet]. 26º de julho de 2017 [citado 19º de abril de 2024];2(2):179-91. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/75

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)