Percepção das dificuldades relacionadas ao tratamento entre pessoas com hipertensão arterial sistêmica
Resumo
Estudo de natureza descritiva, com abordagem qualitativa, que teve como objetivo conhecer a percepção de pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), a respeito das dificuldades advindas com o tratamento de HAS. Participaram do estudo 7 pessoas com diagnóstico de hipertensão há pelo menos 5 anos, residentes em uma área de abrangência da Estratégia de Saúde da Família, município de Várzea Grande ”“ MT. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e individual. Utilizou-se o Discurso do Sujeito Coletivo para organização dos dados e a Teoria das Representações Sociais como referencial teórico. A análise se deu pela identificação do senso comum, evidenciando as representações sociais que ancoram os saberes, vivências e necessidades desses hipertensos que necessitam de atenção por parte dos profissionais de saúde. Os resultados evidenciaram que os hipertensos apresentam dificuldade para o tratamento medicamentoso, mudança no estilo de vida, medo das complicações decorrentes da HAS e que há deficiências no serviço de saúde. As considerações finais revelam a necessidade de articular ações que contribuam com a adesão ao tratamento da HAS, como melhorias na oferta do serviço prestado, co- responsabilização e estabelecimento de vínculo por parte da equipe de saúde, com reflexo na qualidade de vida dos usuários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).