Efeito de programa para mudança do estilo de vida sobre a percepção de saúde em adultos
Palavras-chave:
Estilo de vida, Percepção, SaúdeResumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar a percepção subjetiva dos indivíduos participantes de um programa de MEV de longa duração, com benefícios evidentes na aptidão física, relativos na obesidade e não detectados na alimentação. Dos 104 indivíduos (54, 04 ± 7,7 anos) 74% mulheres que frequentaram o programa com exercícios físicos/aconselhamento alimentar durante 2 anos, realizou-se subamostra aleatória de 24 indivíduos (16 mulheres e 8 homens) com entrevista aberta não-estruturada, contendo uma questão norteadora. Dentro das categorias encontradas, 96% dos entrevistados citaram mudanças relacionadas à dimensão física, 67% nas psicológicas e 83% em dimensão social. Homens e mulheres comportaram-se semelhantemente na sensação de mais saúde, disposição e energia, redução ou manutenção do peso na dimensão física, sentimento de alegria e satisfação na dimensão psicológica e aumento do círculo de amizades dentro da dimensão social. Conclui-se que as melhoras mediante a participação no programa de MEV foi predominantemente relacionada aos aspectos físicos, psicológicos e sociais, podendo serem estes os grandes motivadores da permanência dos indivíduos neste tipo de intervenção preventiva e/ou terapêutica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).