A importância da participação paterna durante o pré-natal: percepção da gestante e do pai no município de Cáceres ”“ MT
Mots-clés :
Pré-Natal, Orientações, SaúdeRésumé
Na sociedade, a gravidez sempre foi tratada como uma experiência unicamente feminina, porém, observa-se que os conceitos e funções pré-determinados para homem e mulher na família estão em plena transformação. Descrever a importância da participação paterna no acompanhamento ao pré-natal na visão do pai e da gestante. Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo. A pesquisa teve como referência as Estratégias de Saúde da Família Cáceres-MT. Participaram da pesquisa 30 gestantes e seus respectivos companheiros. Quando questionado se as gestantes conversaram com seus companheiros sobre a importância da participação paterna no pré-natal, 67% das gestantes responderam que sim e 33 % não conversaram. Importante ressaltar que o pré-natal de qualidade é alcançado através de condutas acolhedoras e necessárias à gestante. Engrenados nesse progresso está à figura paterna, que demonstra ter interesse em participar, porém, o trabalho os impedem de contribuir de maneira efetiva.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).