O conhecimento dos profissionais das equipes de saúde da família do município de Cáceres-MT acerca do processo de territorialização
Resumo
Identificar o conhecimento do processo de territorialização pelos profissionais das equipes de saúde da família do município de Cáceres-MT, através da análise do conceito de território. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo exploratório. Os dados foram coletados entre os meses de setembro a dezembro do ano de 2007, foi utilizada como questão norteadora do presente estudo, “Como você entende o processo de territorialização proposto pelo SUS?”. Constatou-se que a maioria dos profissionais não possui clareza quanto ao processo de territorialização, atribuindo a ele conceitos meramente geográficos, desconsiderando, a dinâmica social inerente ao território. A equipe compreende o território enquanto limites geográficos em detrimento dos aspectos processuais do espaço de atuação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).