CONHECENDO OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA DOENÇA OSTEOMUSCULAR (LER-DORT) QUE ACOMETEM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UMA CLÍNICA DO HOSPITAL REGIONAL DE CÁCERES DOUTOR ANTÔNIO FONTES, MATO GROSSO, BRASIL
Palavras-chave:
LER/DORT, Enfermagem, Saúde Ocupacional, Políticas de SaúdeResumo
Introdução: As lesões por esforços repetitivos e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT) estão diretamente relacionados à realização de atividades ocupacionais e à s condições de trabalho. Objetivo: Verificar incidência de sintomas osteomusculares nos profissionais de enfermagem na clínica ortopédica do HRCAF-MT e ressaltar a importância da prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores. Métodos: Pesquisa do tipo exploratória e descritiva com aplicação de questionário. Resultados: Verificou-se que 78% dos profissionais são do sexo feminino; 44% possuem idade média entre 22 e 32 anos; 47% trabalham na área de saúde entre 6 meses ou menos a 5 anos e 6 meses; 81% dos profissionais sentem dores musculares em decorrência de atividades laborais; entre as estruturas corporais mais citadas estão coluna lombar (25%), pernas (25%), ombros (13%) e pescoço (8%) entre outras; 69% sentem dor do tipo recorrente. Vale ressaltar que os funcionários identificaram fatores que atribuem para o surgimento das LER/DORT entre os mais citados estão: Transporte de paciente/equipamento, ritmo intenso de trabalho, estresse, postura incorreta, entre outros. Conclusão: As medidas preventivas no ambiente do trabalho, imposta após a avaliação ergonômica, dos fatores biomecânicos e dos fatores educacionais frente ao trabalho, se constitui o melhor procedimento para tratar as LER/DORT.
Descritores: LER/DORT; Enfermagem, Saúde Ocupacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).