Estudo bibliográfico da qualidade de vida dos portadores de HIV/AIDS
Palavras-chave:
Educação, Políticas de saúdeResumo
O objetivo deste estudo foi realizar um estudo bibliográfico para compreensão da qualidade de vida dos portadores de HIV/AIDS em relação ao aspecto sexo, renda, condições de saúde mental e bem-estar espiritual. Foi realizada uma revisão da literatura científica sobre a qualidade de vida dos pacientes portadores do HIV, indexada no BVS, BDENF, LILACS e SCIELOS no período entre 2003 a 2013. Dos 60 estudos encontrados, 32 foram incluídos. Apesar de diferenças por sexo, renda e condições de saúde mental e imunológica, os portadores de AIDS têm melhor qualidade de vida ”“ física e psicológica ”“ que outros pacientes, mas pior no domínio de relações sociais, este pode estar refletido os processos de estigma e discriminação associados à s dificuldades na revelação diagnóstica em espaços sociais e vida sexual tranquila.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).