Morbidade por doenças diarreicas em crianças menores de 5 anos no estado de Mato Grosso
Palavras-chave:
Saúde, EducaçãoResumo
Analisar a distribuição das internações por diarreia em crianças menores de 5 anos de idade no Estado de MT. Trata-se de um artigo descritivo, transversal, com dados secundários de internações por Doenças Diarreicas nos municípios de MT entre 2001 a 2010 em menores de 5 anos, obtidos pelo Datasus e IBGE. Foram internadas 31.032 crianças menores de 5 anos de idade com diagnóstico de doença diarreica, tempo médio de internação de 3 dias. A prevalência da doença é maior no período seco, com pico entre os meses de setembro a outubro, entre crianças do sexo masculino, na faixa etária de 1 a 4 anos, em sua maioria por diagnóstico de diarreia e gastroenterite de origem presumível. Apesar do progresso do programa, é necessário repensar os avanços em medidas preventivas e saneamento básico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).