Perfil vacinal contra hepatite B:
avaliação de acadêmicos de enfermagem de uma instituição de ensino superior
Résumé
O estudo objetivou avaliar a condição vacinal contra a Hepatite B entre os acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem de uma instituição de ensino superior da cidade de Montes Claros/MG. Trata-se de um estudo transversal, descritivo com abordagem quantitativa. Esta pesquisa teve como campo de coleta de dados uma instituição de ensino superior na qual foi realizada com 44 acadêmicos de enfermagem através de uma entrevista semi-estruturada. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa, protocolo nº 01357/2010. Após a obtenção dos dados, os mesmos foram tabulados e os resultados analisados através de estatística descritiva. Verificou-se que a prevalência da vacinação contra a HB foi elevada, sendo 30 (68,18%) dos sujeitos de nosso estudo com o esquema de três doses da HB. Em relação ao teste sorológico de confirmação à imunização, o percentil encontrado foi de apenas 13,3%. Conclui-se que se faz necessário a divulgação de mais informações aos estudantes quanto à necessidade e importância da vacinação contra a HB, bem como quanto à época ideal para sua realização e verificação laboratorial da sua eficácia. Descritores: Vírus da Hepatite B; Imunização; Estudantes de Enfermagem.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).