Saúde x trabalho:
perspectivas da evolução do campo da saúde do trabalhador
Resumen
O presente estudo tem como objetivo analisar os conceitos que influenciam a relação entre o trabalho e a saúde do trabalhador. Com esta investigação, buscaram-se as concepções do campo da Saúde do Trabalhador, a partir de sua evolução histórica. Partindo do pressuposto de que o trabalho representa uma categoria central na sociedade contemporânea, apresentou-se uma síntese da evolução do campo da saúde do trabalhador observando o contexto de trabalho, a partir da dimensão social no contexto interdisciplinar. Para subsidiar essa discussão foi realizado um levantamento na literatura sobre as concepções da palavra “trabalho”, seu papel na inserção social e na constituição da identidade. Além disso, foram apresentadas as delimitações do modelo teórico do Campo da Saúde do Trabalhador através de sua evolução histórica. Na investigação foram mencionados os diversos contextos de trabalho, as atividades, as crenças, os valores e as concepções que evidenciam o papel da subjetividade nesse processo saúde-doença-trabalho, pois se reconhece que os fatores subjetivos podem estar relacionados ao bom desempenho, a qualidade dos serviços oferecidos, bem como ao desenvolvimento institucional. Conclui-se que para atender as demandas de saúde dos trabalhadores é salutar abrir um canal de diálogo que possa favorecer a fala dos sujeitos. A partir disso, ouvir as informações referentes à s necessidades dos servidores sobre suas atividades laborais e discuti-las com esses trabalhadores.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença