Qualidade de serviços:

análise de uma unidade do programa saúde da família

Autores

  • Roseilda Nunes Moreira Universidade de Fortaleza
  • Dêbora Trova Cristiane Reis Faculdade 7 de Setembro
  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza
  • Flávia Lorenne Sampaio Barbosa Universidade de Fortaleza

Resumo

Este artigo é fruto da investigação sobre a percepção de usuários no que tange a qualidade dos serviços prestados por uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF) localizado no município de Horizonte, Ceará. Objetiva-se analisar as expectativas dos usuários sobre a qualidade dos serviços prestados, verificar a percepção dos usuários do PSF em relação à qualidade dos serviços prestados, e avaliar a diferença entre o serviço esperado e o serviço percebido. Para tanto, foi realizada pesquisa do tipo exploratória-descritiva e de campo com aplicação de entrevista semiestruturada e da escala Service Quality Gap Analysis (Servqual) com 240 usuários da unidade de atendimento. Constatou-se que a percepção dos usuários acerca dos serviços prestados considera o esforço despendido pelas autoridades para manter a unidade de atendimento com uma aparência agradável e em pleno funcionamento, porém existem pontos negativos, por exemplo, o horário de atendimento. Sugere-se uma sistematização de avaliação dos serviços, criação de indicadores que possam medir os aspectos que definem a qualidade, não só do ponto de vista de usuários mas também dos profissionais prestadores de serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseilda Nunes Moreira, Universidade de Fortaleza

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará (1994), Pós-graduação em Gestão Estratégica de Marketing pela FGV (2001) e mestrado em Administração de Empresas pela UNIFOR (2006). Professora de graduação e pós-graduação na FA7. Doutoranda em Administração pela UNIFOR. Tutora da UFC Virtual nos cursos de graduação em Administração e Administração Pública

Dêbora Trova Cristiane Reis, Faculdade 7 de Setembro

Graduada em Administração

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza

Doutorado em Administração (em andamento) - Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestrado Acadêmico em Administração (Unifor), Especialização em Saúde Pública (UECE) e Graduação em Psicologia (UFC).

Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Universidade de Fortaleza

Graduação em administração pela Universidade Federal do Piauí (2003), especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Piauí e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2012) e doutoranda em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2014). Atualmente, professora efetiva do Curso de Administração da Universidade Federal do Piauí, Campus Floriano.

Downloads

Como Citar

1.
Moreira RN, Reis DTC, Bizarria FP de A, Barbosa FLS. Qualidade de serviços:: análise de uma unidade do programa saúde da família. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 18º de abril de 2024];6(2):Pag. 1267-1288. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2913

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)