Envolvimento e compromisso social ”“

uma experiência de educação diferenciada

Autores

  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza
  • Natália Freitas Dantas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mônica Mota Tassigny Universidade de Fortaleza
  • Antônio Jackson Alcântara Frota Universidade de Fortaleza

Resumo

Este artigo é o resultado da parceria do Projeto de Extensão Novas Cores (NUCEPEC-UFC) com um Centro de Educação de Crianças e Adolescentes de um bairro de Fortaleza, que consistiu na realização de dez oficinas, com média de uma hora e meia de duração com adolescentes entre 13 a 18 anos. O objetivo foi discutir os Direitos Fundamentais do Estatuto da Criança e do Adolescente. Foram abordados os direitos à saúde, à educação, ao esporte, ao lazer e à cultura. Dentre os temas citados, o “Direito à Cultura” foi explorado de forma mais específica a partir de uma atividade de campo junto aos grupos artísticos. A proposta foi fundamentada na perspectiva teórica de Paulo Freire e Carl Rogers no que se refere ao diálogo, à educação e ao conceito de realidade. Realça-se que o principal resultado deste trabalho foi o de possibilitar um espaço profícuo de trocas no grupo composto por jovens e estudantes de Psicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza

Doutorado em Administração (em andamento) na Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestrado Acadêmico em Administração (Unifor), Especialização em Saúde Pública (UECE) e graduação em Psicologia (UFC).

Natália Freitas Dantas, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em caráter de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2007).

Mônica Mota Tassigny, Universidade de Fortaleza

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1994),doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris). Atualmente é professora titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGD) e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UNIFOR.

Antônio Jackson Alcântara Frota, Universidade de Fortaleza

Possui graduação em FILOSOFIA pela Faculdade Católica de Fortaleza (2000), graduação em TEOLOGIA pelo Instituto Santo Tomás de Aquino (2004) e graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Universidade de Fortaleza (2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Instituições Religiosas, Marketing e Recursos Humanos, Mestrando em Administração de Empresas pela UNIFOR (2012 -2014) e Especialização em Assessoria Executiva em Gestão Pública e Privada pela UFC (2011)

Downloads

Publicado

21-08-2017

Como Citar

1.
Bizarria FP de A, Dantas NF, Tassigny MM, Frota AJA. Envolvimento e compromisso social ”“: uma experiência de educação diferenciada. Rev. G&S [Internet]. 21º de agosto de 2017 [citado 24º de abril de 2024];5(2):pag. 611-621. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/454

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)