Orientação profissional:
relato de experiência
Resumo
Este artigo apresenta o relato de uma orientação profissional com um grupo de cinco adolescentes (16 e 19 anos), alunos de cursinho pré-vestibular oferecido por uma Universidade Pública no Estado do Ceará. O trabalho em grupo a partir de dinâmicas foi a forma privilegiada de atuação, por possibilitar um maior enriquecimento das discussões, considerando a heterogeneidade e diversidade do grupo. Para contemplar temáticas relevantes no processo de orientação profissional pautada na teoria Sócio-Histórica, um roteiro de atuação foi construído, a partir de três eixos. Cada eixo foi trabalhado em duas sessões, que correspondem a um encontro. No primeiro eixo, denominado “significado da escolha”, trabalhou-se a temática do processo escolha. No que se refere ao eixo “Mundo do Trabalho” discutiu-se as idealizações e representações sobre as profissões, o mercado de trabalho e o vestibular/ ENEM. Por último, foi desenvolvido o eixo “autoconhecimento”, que contém as temáticas: vínculos afetivos com as profissões, ideias sobre habilidades e aptidões e informações sobre as profissões.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).