Representações sociais sobre homem e mulher:

uma análise a partir do discurso de homossexuais

Autores

  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza
  • Alana Ferreira Cordeiro Universidade Federal do Ceará
  • Carmen Silvia Nunes de Miranda Universidade Federal do Ceará
  • Gabriela Figueiredo Neves Universidade Federal do Ceará
  • Samantha Pinheiro Ferreira Universidade Federal do Ceará
  • Mônica Mota Tassigny Universidade de Fortaleza

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa sobre a construção de representações de categorias consideradas tradicionais, como homem e mulher por pessoas que se denominam gays e que participam de um movimento homossexual em Fortaleza, no ano de 2010. Partindo deste pressuposto, formulou-se a seguinte pergunta: “Como os gays participantes de uma associação do movimento gay na cidade de Fortaleza representam o homem e a mulher?”. Consequentemente, o objetivo geral foi entender qual a representação que gays possuem de homem e de mulher. Utilizou-se o termo gay por ser mais politizado e menos estigmatizador. Foi realizada entrevista semiestrutura, que foi registrada por meio de gravações. Diante das falas dos entrevistados, foi realizada uma análise de discurso e elaboradas três categorias empíricas: “Pronto, assumi...e aí?”, “A diversidade... é isso que a gente procura” e “Transgredindo essa dualidade de gênero” que se remetem aos objetivos almejados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza

Doutorado em Administração (em andamento) na Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestrado Acadêmico em Administração (Unifor), Especialização em Saúde Pública (UECE) e graduação em Psicologia (UFC).

Alana Ferreira Cordeiro, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga

Carmen Silvia Nunes de Miranda, Universidade Federal do Ceará

PscólogaMestre em Psicologia

Samantha Pinheiro Ferreira, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Psicologia e graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará.

Mônica Mota Tassigny, Universidade de Fortaleza

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1994),doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris). Atualmente é professora titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGD) e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UNIFOR.

Downloads

Publicado

22-08-2017

Como Citar

1.
Bizarria FP de A, Cordeiro AF, Miranda CSN de, Neves GF, Ferreira SP, Tassigny MM. Representações sociais sobre homem e mulher:: uma análise a partir do discurso de homossexuais. Rev. G&S [Internet]. 22º de agosto de 2017 [citado 29º de março de 2024];5(3):pag. 1055-1067. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/487

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)