INTERAÇÃO DAS LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS E DA COMUNIDADE COM A EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MARAJOARA
Resumen
Introdução: A interação dos líderes comunitários, comunidade e equipe de saúde da família representam a conduta necessária e favorável para o desenvolvimento integral da sociedade. Objetivo: Analisar a interação de lideranças comunitárias e da comunidade com a equipe de saúde da família da Unidade Básica de Saúde (UBS) Marajoara, Cáceres, Mato Grosso. Metodologia: Estudo quali-quantitativo de caráter descritivo, realizado através de pesquisa de campo, durante o período de fevereiro a maio de 2008, o público-alvo foram chefes de famílias, lideranças comunitárias e a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF). Resultado: A maioria dos chefes de família refere usufruir dos benefícios da USF, 45% deles desconheciam a liderança. A maior parte dos líderes costuma ir a USF apenas quando precisa, o restante frequentam semanalmente. Todos os líderes conhecem a Equipe de Saúde da Família (ESF). Todos os profissionais afirmaram realizar as Visitas Domiciliares (VDs). Há um problema que dificulta a articulação entre os dirigentes comunitários e os programas realizados pela equipe. Conclusão: Conclui-se que a mobilização comunitária pelos líderes dos bairros foi baixa, e a participação popular em saúde na área de abrangência da USB Marajoara deve ser repensada.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença