Dificuldades enfrentadas por puérperas primíparas em relação ao aleitamento materno exclusivo
Palavras-chave:
Amamentação, Desmame precoce, Educação em saúdeResumo
Introdução: O Aleitamento Materno Exclusivo (AME) é importante para a criança, pois além de suas propriedades nutricionais e imunológicas atua na prevenção de doenças, promoção à saúde e favorece o vínculo entre mãe e filho. No entanto, existem alguns fatores que podem prejudicar o AME, interferindo negativamente no processo de lactação, favorecendo o desmame precoce. Objetivos: identificar quais as dificuldades enfrentadas pelas puérperas primíparas, com filhos de 0 a 6 meses durante o período de amamentação e os motivos do desmame precoce, na área urbana do município de Cáceres-MT. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre as dificuldades encontradas pelas puérperas primíparas em relação aleitamento materno exclusivo e os motivos do desmame precoce. Foram entrevistadas 10 mães de quatro Estratégias de Saúde da Família do município de Cáceres-MT, no ano de 2012. Resultados: As principais dificuldades apresentadas pelas puérperas entrevistadas foram fissura mamilar, ingurgitamento mamário, pouca produção de leite e não produção de leite. Os motivos para o desmame precoce apresentados pelas puérperas foram a necessidade de voltar ao trabalho, problemas mamários e a não produção de leite. Conclusão: O conhecimento dos fatores que levam ao desmame precoce é importante para orientar a atuação adequada dos profissionais de saúde, principalmente os enfermeiros, a fim de diminuir o abandono do AME antes dos seis meses de vida da criança.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).