O papel dos profissionais atendentes da área de saúde:
a necessidade de políticas de humanização
Palabras clave:
Educação, Gestão, Políticas de saúdeResumen
O presente estudo busca identificar, através de pesquisas bibliográficas, observação e estudo, os ditames para a implantação da cultura de atendimento humanizado em unidade hospitalar. Sabe-se que a prática da humanização do atendimento hospitalar depende da atitude dos profissionais que prestam atendimento aos pacientes. O comportamento dos referidos profissionais é influenciado pela instituição onde se dá o labore conforme a convivência com todos os públicos existentes na organização, em níveis diferenciados de imersão. O tema em questão tem seu devido destaque na área de ciências da saúde, especialmente na formação acadêmica dos futuros profissionais, uma vez que em muitas situações, os pacientes clientes não são atendidos corretamente pela recepção hospitalar, incorrendo em transtornos diversos. O interesse pelo referido estudo deu-se por meio da percepção da diferença de atendimento entre os profissionais que trabalham na rede pública e aqueles que atuam na rede privada de saúde ”“ aspecto ocasionado devido à dupla jornada de trabalho e à falta de fiscalização adequada, de modo que o paciente acaba não sendo tratado como deveria.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).