Avanços no sistema de saúde brasileiro:

uma reflexão da década de 1970 a 2000

Autores

  • Mauro Trevisan IFL - APLAC - ASEP - FACULDADE LS
  • Ana Cláudia Cecília de Jesus
  • Daniele Silva Menezes Gomes
  • Maria José Alves de Mendonça
  • Jocelaine Aparecida Telles Trevisan

Palavras-chave:

Educação, Gestão, Políticas de saúde

Resumo

Este artigo é uma revisão de literatura o qual objetiva descrever os avanços ocorridos nas políticas de saúde no Brasil, da década de 1970 ao ano 2000 e a figura do gestor neste contexto. Quanto a metodologia utilizada é de caráter qualitativo, o método é o descritivo e a técnica utilizada a revisão de literatura. O referencial bibliográfico utilizado no estudo deu-se com base em livros, revistas e meios eletrônicos. Resultados: observou-se que  o Sistema Único de Saúde analisado a partir da perspectiva do gestor hospitalar é fundamental, pois, por meio de seu trabalho com  visa  racionalizar  os gastos em instituições hospitalares. É através do gestor hospitalar e de suas ações que será possível saber onde investir e como investir; para tanto, este deve possuir determinada autonomia enquanto gestor a fim de desenvolver tais atividades. Conclusão: a figura do gestor hospitalar é muito importante, conforme a análise do texto, entre os períodos de 1970 até 2000, muitas coisas mudaram, o próprio conceito de saúde pública mudou, necessitando que profissionais de várias áreas contribuam para melhorias, inclusive o gestor hospitalar, para que a população como um todo tenha maior acesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Trevisan, IFL - APLAC - ASEP - FACULDADE LS

Licenciado em Filosofia pela Universidade São Francisco de São Paulo, Especialista em Direito Civil Processo Civil pela Universidade Paranaense, Mestrando em filosofia pela PUC-PR, Mestre em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília - Professor de Filosofia - sociologia- antropologia da saúde - metodologia - Trabalho de conclusão de curso -ética profissional - reflexões filosóficas.

Downloads

Publicado

28-07-2017

Como Citar

1.
Trevisan M, Cecília de Jesus AC, Silva Menezes Gomes D, Alves de Mendonça MJ, Aparecida Telles Trevisan J. Avanços no sistema de saúde brasileiro:: uma reflexão da década de 1970 a 2000. Rev. G&S [Internet]. 28º de julho de 2017 [citado 27º de julho de 2021];3(3):851-67. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/144

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)