Qualidade de vida dos portadores de HIV da terceira idade
Palavras-chave:
Gestão, Saúde, IdososResumo
O presente estudo trata sobre a qualidade de vida de idosos portadores de HIV. Trata-se do desenvolvimento de revisão literária cujo interesse deu-se através da percepção do crescente número de idosos portadores da referida enfermidade nos últimos anos. A pesquisa contribui para elucidar a questão de como tem sido a aceitação da sociedade referente aos mais amplos aspectos que envolvem a patologia e seus segmentos. O objetivo faz-se importante perceber se os portadores de HIV na terceira idade são incluídos socialmente nos mais variados segmentos sociais, bem como em relação à aceitação ao tratamento, a importância da prática de exercícios físicos e a uma boa alimentação, apontados conforme revisão não sistemática da literatura no período de 2000 a 2011. Para identificação destes aspectos foram utilizadas algumas ferramentas metodológicas indispensáveis, as buscas ocorreram nas bases de dados SCIELO, LILACS, MEDLINE, PUBMED, publicações institucionais do Ministério da Saúde e Organização Mundial de saúde, no período de 2 a 13 anos. Tendo como resultado o crescente aumento de idosos infectados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).