Radiografia panorâmica na detecção precoce de odontomas e suas vantagens para o paciente
Palavras-chave:
SaúdeResumo
Os odontomas são considerados tumores odontogênicos benignos, compostos de uma mistura de tecidos odontogênicos calcificados e não calcificados, formando uma lesão com estruturas semelhantes a dentes (esmalte, dentina, polpa e cemento). São uma patologia assintomática e de crescimento lento, podendo ser: odontoma complexo, odontoma composto e odontoma dilatado. O último, mais raro, é frequentemente detectado através da radiografia panorâmica. O seu diagnóstico tardio pode trazer problemas relacionados ao processo de irrompimento de dentes, dificultando a erupção destes e, em alguns casos, provocando erupção ectópica, entre outras sequelas. Desse modo, o presente estudo discorre sobre o uso da radiografia panorâmica, bem como sua relevância, na detecção dos odontomas, uma vez que o quanto antes forem descobertos, maiores as chances de um tratamento eficaz.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).