O PAPEL DOS PROFISSIONAIS ATENDENTES DA ÁREA DE SAÚDE: A NECESSIDADE DE POLÍTICAS DE HUMANIZAÇÃO
Palavras-chave:
Gestão, EducaçãoResumo
O presente estudo visa conhecer os benefícios que a paciente pós-mastectomizada possui quando acompanhada na sua convalescença pelo profissional enfermeiro, além de demonstrar como utilizar os métodos existentes a fim de amenizar os efeitos psicológicos das pacientes pós-mastectomizadas total. O câncer de mama possui um estígma muito forte em geral, associado à morte. O câncer de mama acomete uma parte valorizada do corpo da mulher que, em muitas culturas, desempenha função significativa para sua sexualidade e identidade. Essas pacientes após a descoberta de tal enfermidade, referem-se a sua integridade biopsicossocial, destacando a incerteza do sucesso de tratamento, a possibilidade da recorrência e, consequentemente, a morte. Utiliza um questionário como instrumento de pesquisa, aplicaram-se onze questões aos profissionais enfermeiros e técnicos de enfermagem de uma unidade de oncologia privada, a fim de melhor compreender o papel destes na assistência à paciente pós-mastectomia total. Observou-se que mediante a percepção dos profissionais partícipes da pesquisa, a mulher vitimada do câncer de mama vivencia pré, intra e pós-operatório o procedimento da retirada da mama, compreendendo-se melhor as conseqüências da mastectomia e os conflitos de desempenho dos papéis das referidas pacientes. Conclui-se que se faz importante o preparo adequado da equipe de Enfermagem para as demandas do cuidar destes indivíduos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).