Saúde x trabalho:
perspectivas da evolução do campo da saúde do trabalhador
Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar os conceitos que influenciam a relação entre o trabalho e a saúde do trabalhador. Com esta investigação, buscaram-se as concepções do campo da Saúde do Trabalhador, a partir de sua evolução histórica. Partindo do pressuposto de que o trabalho representa uma categoria central na sociedade contemporânea, apresentou-se uma síntese da evolução do campo da saúde do trabalhador observando o contexto de trabalho, a partir da dimensão social no contexto interdisciplinar. Para subsidiar essa discussão foi realizado um levantamento na literatura sobre as concepções da palavra “trabalho”, seu papel na inserção social e na constituição da identidade. Além disso, foram apresentadas as delimitações do modelo teórico do Campo da Saúde do Trabalhador através de sua evolução histórica. Na investigação foram mencionados os diversos contextos de trabalho, as atividades, as crenças, os valores e as concepções que evidenciam o papel da subjetividade nesse processo saúde-doença-trabalho, pois se reconhece que os fatores subjetivos podem estar relacionados ao bom desempenho, a qualidade dos serviços oferecidos, bem como ao desenvolvimento institucional. Conclui-se que para atender as demandas de saúde dos trabalhadores é salutar abrir um canal de diálogo que possa favorecer a fala dos sujeitos. A partir disso, ouvir as informações referentes à s necessidades dos servidores sobre suas atividades laborais e discuti-las com esses trabalhadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).