Ensino de arte e educação emancipatória face à arte contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.26512/vis.v14i2.20194Palavras-chave:
Arte contemporânea. Pós-modernismo. Ensino de arte. Educação emancipatória.Resumo
No intuito de desmascarar uma falsa incompatibilidade entre arte contemporânea e educação emancipatória, este estudo apresenta uma reflexão sobre os enfrentamentos conceituais necessários ao abordar a arte contemporânea no ensino de arte escolar. Para tanto, parte-se de uma descrição do entrelaçamento entre arte e mercado, considerando as nuances pós-modernistas desta relação. A sustentação do construto teórico se dá por meio do materialismo histórico-dialético, com ênfase em Terry Eagleton e Antonio Gramsci, na medida em que estes destacam a importância do pensamento histórico no processo de emancipação humana. A ascensão da mercadoria arte a partir dos anos 1970 e a privatização da cultura iniciada nos anos 80 são investigadas como dimensões importantes no redirecionamento do papel da arte e do artista na atualidade.
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