Ensino de arte e educação emancipatória face à arte contemporânea

Auteurs-es

  • Giovana Bianca Darolt Hillesheim Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.26512/vis.v14i2.20194

Mots-clés :

Arte contemporânea. Pós-modernismo. Ensino de arte. Educação emancipatória.

Résumé

No intuito de desmascarar uma falsa incompatibilidade entre arte contemporânea e educação emancipatória, este estudo apresenta uma reflexão sobre os enfrentamentos conceituais necessários ao abordar a arte contemporânea no ensino de arte escolar. Para tanto, parte-se de uma descrição do entrelaçamento entre arte e mercado, considerando as nuances pós-modernistas desta relação. A sustentação do construto teórico se dá por meio do materialismo histórico-dialético, com ênfase em Terry Eagleton e Antonio Gramsci, na medida em que estes destacam a importância do pensamento histórico no processo de emancipação humana. A ascensão da mercadoria arte a partir dos anos 1970 e a privatização da cultura iniciada nos anos 80 são investigadas como dimensões importantes no redirecionamento do papel da arte e do artista na atualidade. 

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Publié-e

2016-02-04

Comment citer

Hillesheim, G. B. D. (2016). Ensino de arte e educação emancipatória face à arte contemporânea. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 14(2), 209–223. https://doi.org/10.26512/vis.v14i2.20194

Numéro

Rubrique

Colaborações - Tema Livre