Habilidades Sociais como Preditoras para Problemas de Comportamento em Escolares
Mots-clés :
psicologia do desenvolvimento; habilidades sociais, Habilidades sociais, Problemas de comportamento, Crianças em idade escolarRésumé
Este trabalho visou a verificar a força preditiva das habilidades sociais sobre os problemas de comportamento realizando, preliminarmente, uma caracterização do repertório de habilidades sociais e problemas de comportamento da amostra. Participaram 220 crianças, do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental, bem como seus pais/responsáveis, que responderam o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR). As análises estatísticas apontaram que as habilidades sociais de maior peso preditivo sobre problemas comportamentais foram as de Responsabilidade (na autoavaliação) e de Autocontrole/Civilidade (na avaliação por pais/responsáveis). Os resultados foram analisados em termos de suas implicações para o planejamento de intervenções voltadas para a promoção de habilidades sociais como mecanismo preventivo de problemas comportamentais em crianças escolares.
Téléchargements
Références
syntoms: A factor-analitic study. Psychological Monograhs,
80(7), 1-37.
Achenbach, T. M., McConaughy, S. H., Ivanova, M. Y., & Rescorla,
L. A. (2011). Manual for the ASEBA Brief Problem Monitor
(BPM). Research Center for Children, Youth, and Families.
University of Vermont.Retrievedfromhttp://www.aseba.org.
Angelin, A. P. (2012). Promovendo habilidades sociais na educação
básica: uma proposta de intervenção (Monografia de conclusão
de curso). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto
Alegre.
Bandeira, M., Del Prette, Z. A. P., Del Prette, A., & Magalhães,
T. (2009). Validação das escalas de habilidades sociais,
comportamentos problemáticos e competência acadêmica
(SSRS-BR) no ensino fundamental. Psicologia: Teoria e
Pesquisa, 25(2), 271-282.
Bandeira, M., Rocha, S. S., de Souza, T. M. P., Del Prette, Z. A.
P., & Del Prette, A. (2006). Comportamentos problemáticos
em estudantes do Ensino Fundamental: características da
ocorrência e relação com habilidades sociais e dificuldades de
aprendizagem. Estudos de Psicologia, 11(2), 199-208.
Baraldi, D. M., & Silvares, E. F. M. (2003). Treino de habilidades
sociais em grupo com crianças agressivas, associado Ã
orientação dos pais: analise empírica de uma proposta de
atendimento. In A. Del Prette & Z. A. P. Del Prette (Eds.),
Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem (pp.
235-258). Campinas: Alínea.
Barreto, S. O., Freitas, L. C., & Del Prette, Z. A. P. (2011).
Habilidades sociais na comorbidade entre dificuldades de
aprendizagem e problemas de comportamento: uma avaliação
multimodal. Psico, 42(4), 503-510.
Bolsoni-Silva, A. T., & Del Prette, A. (2003). Problemas de
comportamento: um panorama da área. Revista Brasileira de
Terapia Comportamental e Cognitiva, 5(2), 91-103.
Bolsoni-Silva, A. T., Loureiro, S. R., & Marturano, E. M. (2011).
Problemas de comportamento e habilidades sociais infantis:
modalidades de relatos. Psico, 42(3), 354-361.
Borsa, J. C., de Souza, D. S., & Bandeira, D. R. (2011). Prevalência
dos problemas de comportamento em uma amostra de crianças
do Rio Grande do Sul. Psicologia: Teoria e Prática, 13(2),
15-29.
Camargo, S. P. H., & Bosa, C. A. (2009). Competência social,
inclusão escolar e autismo: revisão crítica da literatura.
Psicologia & Sociedade, 21(1), 65-74.
Casali, I. G. (2010). La influencia de la percepción de las prácticas
parentales sobre las habilidades sociales y la percepción de sí
mismo en los niños de 8 a 12 años (Monografia de graduação
em Psicologia). Universidad Adventista del Plata, Entre Ríos,
Argentina.
Cardoze, D. (2007). Los problemas de disciplina en la escuela:
Manual para docentes. Colección Manudes y Textos
Universitarios, 27, 1-94.
Cia, F., & Barham, E. J. (2009). Repertório de habilidades sociais,
problemas de comportamento, autoconceito e desempenho
acadêmico de crianças no início da escolarização. Estudos de
Psicologia, 26(1), 45-55.
Cia, F., Pamplin, R. C. O., & Del Prette, Z. A. P. (2006).
Comunicação e participação pais-filhos: correlação com
habilidades sociais e problemas de comportamento dos filhos.
Paidéia, 16(35), 395-406.
Dancey, C. P., & Reidy, J. (2006). Estatística sem matemática
para psicologia: usando SPSS para Windows (3ª ed.). Porto
Alegre: Artmed.
Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2001). Psicologia das relações
interpessoais: vivências para o trabalho em grupo (4ª ed.).
Petrópolis, RJ: Vozes.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2005). Psicologia das
habilidades sociais na infância: teoria e prática. Petrópolis,
RJ: Vozes.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2009a). Psicologia das
habilidades sociais: terapia, educação e trabalho (6ª ed.).
Petrópolis, RJ: Vozes.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2009b). Avaliação de
habilidades sociais: bases conceituais, instrumentos e
procedimentos. In Z. A. P. Del Prette& A. Del Prette (Eds.),
Psicologia das habilidades sociais: diversidade teórica e suas
implicações (pp. 189-229). Petrópolis, RJ: Vozes.
Del Prette, Z. A. P., Del Prette, A., Gresham, F. M., & Vance, M.
J. (2012). Role of social performance in predicting learning
problems: Prediction of risk using logistic regression analysis.
School Psychology International Journal, 2, 615-630.
Do Valle, T. G. M., & Garnica, K. R. H. (2009). Avaliação e
treinamento de habilidades sociais de crianças em idade
pré-escolar. In T. G. M. Do Valle (Eds.), Aprendizagem e
desenvolvimento humano: avaliações e intervenções (pp. 49-
75). São Paulo: Cultura Acadêmica.
Eisenberg, N., Fabes, R. A., Guthrie, I. K., & Reiser, M. (2000).
Dispositional emotionality and regulation: Their role in
predicting quality of social functioning. Journal Personality
and Social Psychology, 78(1), 136-157.
Espinar Ruiz, E., & López Fernández, C. (2009). Jóvenes y
adolescentes ante las nuevas tecnologías: Percepción de
riesgos. Athenea Digital, 16, 1-20.
Gresham, F. M. (2002). Teaching social skills to high-risk children
and youth: Preventive and remedial strategies. In M. Shinn,
H. Walker & G. Stoner (Eds.), Interventions for academic and
behavior problems II: Preventive and remedial approaches
(pp. 403”“432). Bethesda, MD: National Association of School
Psychologists.
Gresham, F. M., & Elliott, S. N. (1990). Social skills rating system:
Manual. Circle Pines, MN: American Guidance Service.
Gresham, F. M., Lane, K. L., Macmillan, D. L., Bocian, K. M., &
Ward, S. L. (2000). Effects of positive and negative illusory
biases: Comparisons across social and academic self-concept
domains. Journal of School Psychology, 38, 151-175.
Griffa, M., & Moreno, J. (2005). Claves para una psicologia del
desarrollo: Vida prenatal e etapas de la ninez (1ª ed.). Buenos
Aires: Lugar.
Gutiérrez Sanmartín, M., Escartí Carbonell, A., & Pascual Baños,
C. (2011). Relaciones entre empatía, conducta prosocial,
agresividad, autoeficacia y responsabilidad personal y social
de los escolares. Psicothema, 23(1), 13-19.
Keegstra, A. L., Post, W. J., & Goorhuis-Brouwer, S. M. (2010).
Behavioural problems in young children with language
problems [Resumo]. International Journal of Pediatric
Otorhinolaryngology,74(6), 637-641.
Landazabal, M. G. (2005). Conductaantisocial durante la
adolescencia: Correlatos socio-emocionales, predictores y
diferencias de género. Psicología Conductual, 13(2), 197-215.
Merg, M. M. G. (2008). Características da clienteleinfantile
em clínicas-escola (Unpublished master’sthesis). Pontíficia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Michelson, L., Sugai, D., Wood, R., & Kazdin, A. (1987). Las
habilidades sociales en la infancia: Evaluación y tratamiento.
Martínez Roca: Barcelona.
Moreno Oliver, F. X. (2001). Análisis psicopedagógico de
los alumnos de educación secundaria con problemas de
comportamiento en el contexto escolar (Unpublished doctoral
dissertation). Universitat Autònomade Barcelona, España.
Morris, R. J., Shah, K., & Morris, I. P. (2002). Internalizing
behavior disorders. Em K. L. Lane, F. M. Gresham & T. E.
O’Shaughnessy (Orgs.), Children with or at risk for emotional
and behavioral disorders (pp. 223-241). Boston: Allyn &
Bacon.
Novak, G., & Peláez, M. (2004). Child and adolescent development
- A behavioral system approach. Thousand Oaks, CA: Sage
Publications.
Richaud de Minzi, M., & Lemos, V. (2006). Cuaderno de
psicometría I. Buenos Aires: CIIPME.
Wyman, P. A., Cross, W., Brown, C. H., Yu, Q., Tu, X., & Eberly,
S. (2010). Intervention to strengthen emotional self-regulation
in children with emerging mental health problems: Proximal
impact on school behavior. Journal of Abnormal Child
Psychology, 38(5), 707-720.