O Impacto das Habilidades Sociais para a Depressão em Estudantes Universitários

Auteurs-es

  • Alessandra Turini Bolsoni-Silva
  • Sonia Regina Loureiro

Mots-clés :

Saúde mental, Psicologia clínica, Psicologia do desenvolvimento, Habilidades sociais, Universitários, Saúde mentalDepressão, Prevenção

Résumé

A depressão é prevalente em universitários, embora se verifque escassez de estudos sobre habilidades sociais associadas à depressão. Objetivou-se comparar as habilidades sociais e as percepções de consequências nas interações de universitários com depressão (n=64) em relação a um grupo não clínico (n=64); e verifcar o valor preditivo das habilidades sociais. Habilidades sociais e saúde mental foram mensuradas por instrumentos aferidos. Constatou-se diferenças signifcativas em comunicação, afeto, expressar sentimentos negativos, lidar com críticas e falar em público. O grupo com depressão relatou mais consequências e sentimentos negativos nas interações sociais. Na análise de regressão identifcou-se que um repertório deficitário de habilidades sociais foi preditor de depressão, o que sugere a relevância de programas de prevenção e intervenção para essa população.

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Publié-e

2017-05-28

Comment citer

Bolsoni-Silva, A. T., & Loureiro, S. R. (2017). O Impacto das Habilidades Sociais para a Depressão em Estudantes Universitários. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(4). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17830

Numéro

Rubrique

Estudos Empíricos