Escolares que Convivem com a Depressão Materna Recorrente

Diferenças entre os Sexos

Autores

  • Lívia Loosli Universidade de São Paulo
  • Fernanda Aguiar Pizeta Universidade de São Paulo
  • Sonia Regina Loureiro Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Depressão, Diferenças sexuais (humano), Psicologia da criança, Relações mãe-criança, Rendimento escolar

Resumo

Há divergências na literatura quanto às diferenças entre os sexos na associação entre depressão materna e desenvolvimento infantil. Neste estudo, compararam-se diferenças entre os sexos relativas ao comportamento e desempenho escolar de crianças que conviviam com a depressão materna, correlacionando tais desfechos. Participaram 40 díades mãecriança, tendo as mães diagnóstico de Transtorno Depressivo Recorrente. As crianças, de sete a 12 anos, foram divididas em grupos por sexo. Foi realizada aplicação de entrevista diagnóstica, do Questionário de Capacidades e Dificuldades e do Teste de Desempenho Escolar. As meninas apresentaram mais sintomas emocionais comparadas aos meninos. Constataram-se associações significativas entre comportamento e desempenho escolar apenas para as meninas, sinalizando maior vulnerabilidade destas meninas.

Palavras-chave: depressão, diferenças sexuais (humano), psicologia da criança, relações mãe-criança, rendimento escolar 

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Publicado

2017-05-17

Como Citar

Loosli, L., Pizeta, F. A., & Loureiro, S. R. (2017). Escolares que Convivem com a Depressão Materna Recorrente: Diferenças entre os Sexos. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(3). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18217

Edição

Seção

Estudos Empíricos