Relacionamento Conjugal, Problemas de Comportamento e Habilidades Sociais de Pré-Escolares

Autores

  • Alessandra Turini Bolsoni-Silva Universidade Estadual Paulista (Bauru)
  • Edna Maria Marturano Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto)

Palavras-chave:

Problemas de comportamento, Relacionamento conjugal, Habilidades sociais educativas parentais

Resumo

Variáveis do relacionamento conjugal e relacionamento pais-filhos podem afetar o comportamento das crianças. O objetivo deste trabalho é comparar relatos de pais e mães de pré-escolares com e sem problemas de comportamento, quanto ao relacionamento conjugal. Participaram 48 casais, distribuídos em dois grupos: pais biológicos de crianças com problemas de comportamento e pais biológicos de crianças socialmente habilidosas, segundo avaliação de professores. Os pais foram entrevistados, individualmente, sobre expressão de carinho, comunicação conjugal, características positivas e negativas do cônjuge e qualidade do relacionamento conjugal. Foram encontrados alguns resultados na direção esperada. Os casais com criança socialmente habilidosa foram mais positivos quanto à comunicação e características do cônjuge. Não foram encontradas diferenças na expressão de carinho.

 

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Publicado

2010-05-11

Como Citar

Bolsoni-Silva, A. T., & Maria Marturano, E. (2010). Relacionamento Conjugal, Problemas de Comportamento e Habilidades Sociais de Pré-Escolares. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 26(1), 67. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17443