“Eu Posso Resolver Problemas” e Oficinas de Linguagem:
Intervenções para Queixa Escolar
Mots-clés :
Habilidades sociais, Aprendizagem escolar, ComportamentoRésumé
Promover competência social em escolares contribui para atenuar problemas comportamentais e déficit acadêmico. O objetivo do estudo foi avaliar efeitos de duas intervenções em crianças com problemas de comportamento associados a dificuldades escolares. Participaram 44 crianças, entre sete e 11 anos, randomicamente designados para Oficinas de Linguagem (foco acadêmico) ou treino em Habilidades de Solução de Problemas Interpessoais - HSPI (ênfase na competência social), em clínica de psicologia. Avaliações de desempenho, comportamento e HSPI foram realizadas antes e após intervenção, bem como em seguimento. Ambas as modalidades promoveram melhoras mantidas no seguimento. A redução dos problemas comportamentais e a expansão das HSPI foram maiores na modalidade Solução de Problemas Interpessoais, sugerindo maior efetividade em relação ao programa com foco acadêmico.
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